O município de São José completa nesta sexta-feira (19/03) seu 271º aniversário. Assim como no ano passado, a celebração não ocorre com os eventos e festividades presenciais pela cidade, respeitando as medidas de controle da pandemia da Covid-19. Para marcar a data, a prefeitura realiza uma programação virtual com lives e exposições e eventos que não geram aglomerações.

São José é a quarta maior cidade de Santa Catarina, com população estimada de 250.181 em 2020, segundo o IBGE. Localizado na Grande Florianópolis, o município tem a segunda maior economia da região, atrás apenas da capital, e o quinto maior PIB do estado. A atividade econômica é baseada em comércio, indústria e prestação de serviços, contando ainda com turismo, pesca artesanal, maricultura, produção de cerâmica utilitária e agropecuária como geradoras de renda.

+ Uma exposição de cenas de São José pelas lentes de Rony Costa
+ Prefeito Orvino destaca vacinas e programa econômico como metas para 2021

Publicidade

Atualmente dividido em 28 bairros, São José tem um patrimônio cultural marcado por aspectos da colonização açoriana e alemã. Entre os pontos turísticos estão casarões e igrejas, como o Centro Histórico, o Teatro Adolpho Mello e a igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

História

A história do município começou a ser escrita em 1750, com a chegada de famílias açorianas. A partir de 1829, São José passou a registrar ondas imigratórias de alemães e mais tarde de italianos, árabes, franceses e espanhóis. Nessa época, deixou de ser freguesia e tornou-se vila, passando a categoria de cidade em 1856.

Ao longo dos anos, a cidade deixou de ter o transporte marítimo, adotando de vez o sistema rodoviário no século 20. Além disso, a partir dos anos 1950, a atividade imobiliária foi crescendo aquém de um planejamento de infraestrutura, com invasões e construções clandestinas em meio ao êxodo rural na região.

Na década de 1970, com expansão urbana ao longo da BR 101, São José passou a sediar os distritos industriais da área conurbada. Com o reinício econômico, houve um aumento de 21,24% nas atividades industriais de 70 a 75. Em 1991, houve um crescimento da classe média e expansão da oferta de imóveis na cidade, iniciando o processo de verticalização. Nesse período, começou ainda a ter uma mão de obra mais qualificada e incremento da qualidade de vida, que se reflete nos dias atuais.

+ Arquivo: A história de São José em março, por Nini Machado

Programação

No ano passado, ainda no início da pandemia, São José comemorou seus 270 anos de forma virtual, com expectativas de que no próximo aniversário a Covid-19 estivesse controlada. Com a chegada de 2021, o município vive o pior cenário da doença com o aumento no número de casos e óbitos. Por isso, mais uma vez, a data festiva ocorre de forma online ou em eventos sem aglomerações para marcar a nova idade.

19/03 – Puxada de Rede com o Grupo de Capoeira Contramestre Queixo, na Bica da Carioca (transmissão online nas redes da FMCTSJ), às 15h.

Lançamento do Livro Infantil “Carta para Francisco”, de Giana Souza, às 16h, no Teatro Adolpho Mello.

Missa Comemorativa em Ação de Graças ao Aniversário de São José, na Igreja Matriz São José, no Centro Histórico, às 19h30.

Até 20/03 – Exposição da Olaria no Shopping Itaguaçu, nos dias 16 e 18/03 haverá presença do oleiro com torno das 15h às 22h e, no dias 13 e 20/03, das 14h às 17h.

Até 30/03 – Exposição Fotográfica “Projeto Mulheres Josefenses e suas Múltiplas Belezas” no Shopping Itaguaçu – (Artista Contemplado na Lei Aldir Blanc São José).

Publicidade