São José finaliza diagnóstico sobre trabalho infantil, identificando 50 casos

Durante o primeiro semestre de 2021 a prefeitura de São José realizou o diagnóstico municipal do trabalho infantil, conduzido pelo professor André Viana, especialista no assunto.

Através do diagnóstico foram reconhecidas as áreas com maior incidência de trabalho infantil; tipo de trabalho; idade e realidade socioeconômica das famílias que enfrentam a situação, bem como definido aprimoramento das ações para a erradicação do trabalho infantil.

Segundo a prefeitura, durante todo o período de notificação foram levantados 50 casos de trabalho infantil em São José, sendo 62% meninos e 38% meninas.

Publicidade

A maior incidência encontra-se no trabalho doméstico (20%), mendicância (20%) e tráfico de drogas (20%). A rede de proteção atua dando encaminhamento para esses casos.

Um dos aliados é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, serviço que conta com diversas oficinas como: informática, artes, entre outras e que tem como público prioritário os casos de trabalho infantil. Além disso, o diagnóstico sensibilizou todos os atores da rede de atendimento das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde para intensificarem as notificações a fim de encaminhar os casos já existentes e prevenir a ocorrência de novas situações.

Publicidade