SC tem 369 leitos de UTI e 3,9 mil leitos clínicos para pacientes com Covid-19

    O governo estadual disponibilizou cerca de 3,9 mil leitos clínicos, sendo 3.452 adultos e 444 pediátricos, para atendimento exclusivo pelo SUS a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. A determinação está na Portaria 246, publicada pela Secretaria de Saúde na última terça-feira (14/4)

    O texto determina que de 50% até a totalidade de leitos clínicos disponíveis e até 90% dos leitos cirúrgicos pediátricos do cadastro nacional sejam destinados exclusivamente para pacientes com a doença ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Na portaria são elencados mais de 80 hospitais públicos e filantrópicos de todas as regionais de saúde de Santa Catarina e o número de leitos reservados para o combate à pandemia.

    Segundo o governo estadual, a medida marca o início da segunda etapa de aumentar a oferta de leitos. “Essa é mais uma ação para garantir o atendimento aos pacientes com a doença em todas as regiões catarinenses. Desde março, o governo trabalha de forma incansável para garantir mais leitos e equipamentos para que o Estado esteja preparado para o combate à pandemia”, reforça o governador Carlos Moisés.

    Publicidade

    Além disso, o estado conta atualmente com 1.077 leitos de UTI, entre neonatais, adultos e pediátricos. A meta é, até o fim de maio, criar 713 leitos de UTI novos para atender pacientes com a doença.

    Ocupação

    De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde a ocupação de leitos na rede própria é de 61% e na rede filantrópica em 45%.

    Em relação aos pacientes com Covid-19, há 27 confirmados em leitos de UTI na rede SUS (próprios e filantrópicos) e 30 confirmados com Covid-19 em leitos de UTI na rede privada. Entre os casos suspeitos há 30 em leitos de UTI do SUS e 11 na rede particular.

    O total de leitos SUS destinados exclusivamente para Covid-19 é de 369 no estado, dos 1.077 leitos SUS existentes em Santa Catarina.

    Até o boletim dessa quarta (15) o estado tinha confirmação de 883 pessoas infectadas pelo coronavírus.

    Publicidade