Temperaturas sobem nos próximos dias em SC, mas regiões podem ter geadas

    O Planalto Sul e porção oeste do estado devem ter geada nas madrugadas; previsão é de sol em todo o estado

    Depois dos primeiros dias de inverno marcados pelo frio intenso em Santa Catarina, com registros de neve e chuva congelada em pelo menos 16 municípios, as temperaturas devem subir nos próximos dias, com sol em todas as regiões. Ainda assim, o frio permanece e as temperatura seguem baixas nas madrugadas, com previsão de geada no amanhecer do Planalto Sul e da porção oeste do estado.

    Na região da Grande Florianópolis, que teve registros de temperaturas negativas em Alfredo Wagner (-0,4ºC) e Rancho Queimado (-1,1ºC), as temperaturas no amanhecer desta sexta-feira (2/7) devem ficar entre 7°C e 14°C, enquanto no sábado (3) a previsão é de que fiquem de 8ºC a 14ºC. Na parte da tarde, assim como em todo o estado, as máximas variam de 17°C a 22°C. As informações são da Defesa Civil do estado e da Epagri/Ciram.

    Os dias ensolarados devem predominar no estado nos próximos dias e as temperaturas aumentam, com tarde e noites com mais nuvens no litoral sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, além de nevoeiros isolados de madrugada em todas as regiões. No Planalto Sul, a previsão é de geada nas regiões altas durante as madrugadas de sexta a domingo. As temperaturas devem variar de -2°C a 4°C, no amanhecer de sexta, e -1°C a 4°C, no sábado, subindo na parte da tarde. Na porção oeste, também com previsão de geada isolada, as temperaturas ficam de 3°C a 8°C na sexta e de 4°C a 8°C no sábado.

    Neve em SC

    Publicidade

    Santa Catarina registra, até então, três dias consecutivos de neve neste ano, do dia 28 ao dia 30 de junho, com recorde de temperatura negativa na terça-feira (29/6). Foram -7,5°C em Bom Jardim da Serra e -6.5ºC em Urupema. Além dos dois municípios, Água Doce, Irani, São Joaquim e Urubici também tiveram o evento de neve, de acordo com a Epagri/Ciram. Outras dez cidades tiveram chuva congelada, entre elas Alfredo Wagner, Rancho Queimado e São Bonifácio, na Grande Florianópolis. No ano passado, foram dois dias consecutivos de neve no estado, registrados em agosto. Antes disso, em 2013, foram de 3 a 4 dias de neve em Santa Catarina.

     

    Publicidade