projeto novo cefid udesc capoeiras florianopolis
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) dividirá o terreno em Capoeiras com a EEB Deyse Werner Salles, demolida em 2018 - Cefid/Divulgação/CSC

A comissão de trabalho, administração e serviço público da Alesc aprovou um projeto de lei nesta terça-feira (1/10) com uma ampliação no prazo de doação de um terreno para a Udesc para a construção do novo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no bairro Capoeiras, em Florianópolis.

O PL 166/2019, de autoria do ex-deputado Silvio Dreveck (PP), altera a Lei 17.424 de 2017, que autorizou a doação por parte do governo estadual do terreno de mais de 20 mil m². No local ficava a Escola Estadual de Educação Básica Dayse Werner Salles, demolida em dezembro de 2018. O projeto de lei ainda deve ir à plenário para aprovação efetiva.

O projeto do novo Cefid

O projeto da Udesc para o terreno prevê um complexo que terá tanto as novas instalações do Cefid, quanto a reconstrução da EEB Dayse Werner Salles, além de revitalização na região, com áreas para uso da comunidade e a oferta de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da escola.

Publicidade

De acordo com o projeto, o Cefid ficará na parte do terreno onde era a escola, que por sua vez ficará na parte do terreno onde ainda está em funcionamento o almoxarifado da Secretaria Estadual de Educação. Há uma estimativa da administração do Cefid para que a SED desocupe até o final de outubro o prédio, para posterior demolição. Em paralelo corre o processo de aquisição dos alvarás e, somente após a liberação, o projeto para a construção do novo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte e da escola deve ser licitado pela Udesc, o que pode ocorrer no começo de 2020.

As obras devem ser viabilizadas com recursos próprios da universidade, ainda sem estimativa total de custos. A construção do colégio deve girar em R$ 12 milhões e terá prioridade na entrega.

A nova estrutura do Cefid terá piscina semiolímpica, piscina terapêutica, três quadras poliesportivas, sala de lutas esportivas, sala de dança, ginásio de ginástica rítmica e novas instalações para a Clínica Escola de Fisioterapia, laboratórios, salas de aula e administrativas, biblioteca, restaurante, sala de reuniões e sala de entidades estudantis.

Segundo a universidade, o Cefid, atualmente instalado no bairro Coqueiros em um terreno de 11,5 mil m², era suficiente para abrigar as atividades do centro à época em que ele foi criado, em 1973, e agora já não comporta mais a necessidade das atividades acadêmicas. O debate para a transposição do centro e construção de novas instalações iniciou em 2012.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here