UFSC aprova retorno às aulas presenciais em abril de 2022

    Univerisdade completará 2 anos sem atividades nos campi em função da pandemia de Covid

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta sexta-feira (12/11) o calendário acadêmico da graduação e da pós-graduação para o ano letivo de 2022, com a volta das aulas em forma presencial.

    Na graduação, o primeiro semestre de 2022 começa em 18 de abril e vai até 3 de agosto. Na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), o calendário referencial para os diferentes regimes prevê aulas a partir de 7 de março. Os calendários aprovados estabelecem o encerramento de todos os períodos letivos até 23 de dezembro, proporcionando o retorno do alinhamento entre o ano letivo e o ano civil.

    Para definir pelo retorno às aulas na modalidade presencial, a universidade levou em consideração os dados que indicam uma tendência de controle da pandemia de Covid, a ampla cobertura vacinal dos servidores da UFSC e a “experiência bem-sucedida” na oferta de disciplinas práticas ou teórico-práticas nos cursos de graduação ao longo do segundo semestre letivo de 2021, que está em andamento.

    Publicidade

    Na reunião do Conselho Universítário (CUn) dessa sexta, que decidiu pelo calendário de retorno, foi discutido um possível passaporte vacinal para retorno das aulas presenciais, porém sem encaminhamento de aprovação. O retorno das aulas presenciais, que completará 2 anos sem atividades nos campi em função da pandemia, ainda deverá contar com protocolos sanitários e restam denifições sobre o funcionamento das estruturas de apoio aos estudantes na retomada das atividades nos campi, como o funcionamento do Restaurante Universitário, Biblioteca e espaços de estudo.

    Calendário da graduação da UFSC para 2022

    18 de abril -Início do primeiro período letivo semestral de graduação de 2022
    10 de maio – Início do período de colação de grau para os formandos 2021.2
    29 de junho a 7 de julho – Período para requerimento de transferências e retornos para ingresso no segundo semestre letivo de 2022
    3 de agosto – Término do primeiro período letivo semestral da graduação
    25 de agosto – Início do segundo período letivo semestral de graduação de 2022
    20 de setembro – Início do período de colação de grau para os formando de 2022.1
    7 de novembro – Publicação de edital pelo DAE com as vagas remanescentes disponíveis para transferências e retornos, com ingresso previsto para o primeiro semestre letivo de 2023
    9, 10 e 11 de dezembro – Período reservado ao processo seletivo Vestibular 2023
    23 de dezembro – Término do segundo período letivo semestral de graduação de 2022

    NO IFSC

    Na terça-feira (9) o IFSC anunciou que também autorizo que os campi decidam até 22 de novembro pelo retorno das atividades presenciais, acionando a fase 4 do plano de segurança sanitária. De acordo com essa fase, será permitido o retorno das atividades presenciais de até 80% da comunidade acadêmica (alunos e servidores), desde que a região do câmpus apresente risco potencial moderado por pelo menos 21 dias consecutivos (com base no mapa de risco estadual) ou vacinação de 50% da população considerada apta.

    Publicidade