UFSC e Udesc afirmam que não há previsão de retorno das aulas presenciais

Universidades informam que prioridade é o ensino remoto e saúde das comunidades acadêmicas

0

A UFSC e a Udesc lançaram posições já nesta terça-feira (30) a respeito da nova portaria do governo estadual que permite a volta de aulas presenciais em instituições acadêmicas públicas ou privadas.

UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) diz que não retomará o ensino de forma presencial durante o ano de 2020 enquanto não houver condições sanitárias e epidemiológicas que garantam a segurança de sua comunidade universitária.

Segundo nota da instituição, a prioridade é pelo o ensino não presencial, que deverá ser regulamentado na UFSC após a decisão do conselho universitário agendada para 17 de julho.

Publicidade

“Qualquer retomada presencial será feita de forma gradual, cautelosa e respeitosa. Não voltaremos antes da disponibilidade de uma vacina ou medicamento eficaz e disponível a todos. Somos mais de 40 mil pessoas na UFSC, uma população que certamente causaria um grande impacto nos sistemas de saúde pública se retomasse o ensino presencial sem as devidas indicações epidemiológicas. Portanto, não há uma data prevista para o retorno presencial”.

Udesc

De forma similar, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) informa que seguirá priorizando no momento o ensino remoto, por meio das plataformas digitais, que tiveram os trabalhos retomados em 22 de junho nos 60 cursos de graduação e, em maio, nos 50 cursos de pós-graduação.

Segundo nota da Administração Central, qualquer possibilidade de retorno presencial das atividades na universidade será feita de forma gradativa e também após avaliação conjunta com diretores gerais e assistentes de cada unidade, já que a instituição é presente em várias regiões do estado.

“A priorização do ensino remoto tem o objetivo principal de preservar a saúde de alunos, técnicos e professores da instituição nesse momento de pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, no momento, não há previsão de retorno de atividades presenciais na universidade”, diz o informe da Udesc.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here