Vacina contra a gripe será liberada para toda população catarinense a partir de segunda

    São José bateu a meta e não terá campanha estendida; em Florianópolis ainda há doses em todas as salas de vacinação

    Em Santa Catarina a cobertura vacinal entre os grupos prioritários está em 77,71%, abaixo da meta de 90%, estabelecida pelo Ministério da Saúde - Foto: Maurício Vieira/Secom SC/Divulgação
    Em Santa Catarina a cobertura vacinal entre os grupos prioritários está em 77,71%, abaixo da meta de 90%, estabelecida pelo Ministério da Saúde - Foto: Maurício Vieira/Secom SC/Divulgação

    Encerrou nesta sexta-feira (31/5) o prazo da campanha da vacina contra a gripe. Em Santa Catarina a vacinação chegou a cerca de 80% da meta, abaixo dos 90% para grupos prioritários estabelecida pelo Ministério da Saúde.

    Por isso, a partir de segunda-feira (3/6), toda a população catarinense poderá procurar as unidades de saúde, nos municípios que ainda possuem doses disponíveis, para tomar a vacina contra a doença.

    Em Florianópolis há 43 salas de vacinas e todas estão com doses.

    São José bateu a meta
    Publicidade

    Neste ano, 97,85% do público alvo da campanha de vacina contra a gripe foi imunizado em São José. O município conseguiu médias superiores às estaduais para todos os grupos prioritários.

    No total, foi atingida a cobertura de 95% gestantes, 105% entre os trabalhadores da saúde, 110,2% entre as crianças, 113,3% entre os professores, 121,4% entre os idosos e 156,0% entre as puérperas.

    Em função deste cenário, a campanha de vacinação contra a gripe não poderá ser estendida no município. As vacinas são adquiridas pelo Ministério da Saúde, que envia para as secretarias de saúde dos estados para fazer a distribuição aos municípios.

    “Já foi informado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria do Estado da Saúde que não haverá envio de novas doses aos estados e, por conseqüência, aos municípios. Como temos que garantir a segunda dose às crianças de seis meses a menores de seis anos, não temos hoje doses suficientes para que haja a oferta a toda a população”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica, Paulo Sergio Cardoso da Silva.

    Dados da gripe em SC

    Segundo o último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC, até 24 de maio foram confirmados 66 casos de influenza no estado: 53 pelo vírus A (H1N1), 11 pelo vírus A (H3N2), um aguardando subtipagem, e um pelo vírus Influenza B. Nesse período foram confirmadas cinco mortes, todas pelo vírus influenza A (H1N1). Os cinco apresentaram algum fator de risco para o agravamento da doença. 

    Publicidade
    COMPARTILHAR