Veja onde fazer o teste de coronavírus em São José

Antes de tudo, é necessário que todos previnam-se para não pegar coronavírus

Com o aumento de casos de coronavírus em São José, é necessário que as pessoas redobrem os cuidados com isolamento e prevenção. As orientações de uso de máscara, álcool em gel e distanciamento físico continuam fundamentais para evitar mais infecções.

A prefeitura tem deixado toda a rede municipal de saúde preparada para atender os casos de Covid-19, além da cobertura normal de atenção primária à saúde da população.

Serviços de atendimento

O atendimento exclusivo aos pacientes que apresentam sintomas é feito no Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios, instalado no Cati, na Av. Beira-mar, desde março. O horário de funcionamento é diariamente das 7h às 19h para o acolhimento, triagem e consultas com médicos.

Publicidade

+ Cronograma de testagem nos bairros de São José

A UPA 24h, no bairro Forquilhinha, também realiza atendimento e triagem dos pacientes com suspeita da Covid-19. A população pode acessar ainda outros serviços para o diagnóstico do vírus como a central telefônica São José Saúde 0800 648 7878, que conta com profissionais de que fazem a avaliação e orientação.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram preparadas e estão atuando no acolhimento e encaminhamento dos pacientes com sintomas respiratórios no município. Nas unidades são feitos os testes rápidos para pessoas que tiveram contato em casa com casos positivos para o coronavírus. O horário de funcionamento das UBS é das 7h às 17h, de segunda a sexta.

Já a testagem das pessoas que apresentam os sintomas continua sendo realizada pela Prefeitura de São José no Centro Multiuso, todos os dias, das 8 às 17h. No Multiuso, são feitos os testes por PCR com indicação médica.

+ Infográfico: o que fazer em caso suspeito de Covid-19?

Monitoramento

A Prefeitura de São José possui ainda uma Central de Monitoramento para acompanhar os casos da Covid-19 no município. A central, que funciona no CEM Maria Iracema Martins de Andrade (Barreirão), conta com o trabalho de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

O espaço acompanha diariamente, via contato telefônico, os pacientes sintomáticos respiratórios. Com o objetivo de orientar e acompanhar o paciente quanto aos sintomas, os profissionais reforçam a importância de manter o isolamento social e as medidas de prevenção.

Já os pacientes com sintomas leves são acompanhados pela plataforma de monitoramento online Laura, onde são cadastrados no momento do acolhimento nos serviços de saúde. Os casos moderados e graves são acompanhados pelos profissionais do Nasf, por meio das ligações e do atendimento humanizados.

Até essa quarta-feira (21/10) o município tem 405 pacientes confirmados em monitoramento.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here