Matriz de risco ao coronavírus mostra volta de todas as regiões para o nível gravíssimo

    matriz de risco ao coronavírus mostra todas as regiões de santa catarina no vermelho
    Todas as regiões de Santa Catarina voltaram para a faixa vermelha, principalmente por aumento da transmissão e lotação de hospitais - SES/Divulgação/CSC

    A matriz de risco ao coronavírus divulgada neste sábado (17/4)pelo Governo de Santa Catarina mostra que todas as 16 regiões catarinenses estão novamente em alerta gravíssimo (cor vermelha) para transmissão do patógeno.

    No boletim da última semana as regiões Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí e Grande Florianópolis estavam classificadas para o nível grave. Agora, com aumento de casos, todas as 16 regiões catarinenses apresentaram nota 4, o nível mais elevado, na dimensão de capacidade de atenção hospitalar, com indicação de continuidade da saturação das unidades. Todas as regiões apresentando leitos de UTI adulto reservado para Covid-19 operando em sua capacidade máxima, próximo aos 100% de ocupação.

    As regiões Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Grande Florianópolis e Foz do Rio Itajaí, que na semana passada estavam classificadas em nível grave, passaram para o nível gravíssimo, principalmente por conta das mudanças na dimensão da transmissibilidade. Esse aumento da transmissibilidade nestas regiões reflete um aumento no número de casos ativos detectados na última semana, podendo ser explicado, em parte, por uma possível redução na adesão das medidas de distanciamento social, segundo a Secretaria de Saúde.

    Publicidade

    Segundo o governo, embora tenha sido observada uma redução na média móvel de óbitos por Covid-19 além de uma desaceleração na taxa de crescimento do número de casos ativos, a melhora nesses indicadores não foi suficiente impactar na avaliação de risco potencial estabelecida pela matriz regionalizada, uma vez que é a mesma composta por um conjunto de indicadores que são avaliados em separado para cada região. Além disso, a estabilização no número de casos ativos observada em todo o Estado nos últimos 7 dias, permanecendo em um patamar elevado, contribuiu para a manutenção do nível gravíssimo em todas as regiões.

    + Para Fiocruz, próximas semanas serão de cenário crítico da Covid-19 no Sul

    Recomendações

    Com um cenário novamente pior, a Secretaria de Estado da Saúde reitera a toda a sociedade catarinense a importância da intensificação da medidas de prevenção (uso da máscara, distanciamento social, evitar aglomerações e lavagem frequente das mãos), além do trabalho intensivo que vem sendo sendo feito pelos municípios tanto nas ações de fiscalização do cumprimento das medidas de distanciamento social, quanto do aumento da cobertura vacinal.

    Publicidade