Multivacinação, aberta nos municípios, protege contra mais de 20 doenças

    Multivacinação, aberta nos municípios, protege contra 20 doenças
    Multivacinação, aberta nos municípios, protege contra 20 doenças, além da vacinação contra paralisação infantil - PMSJ/DIvulgação/CSC

    Começou nesta segunda-feira (8/8) a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação, coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelos municípios, com o apoio de cada Estado. O objetivo é vacinar contra mais de 20 doenças, através da multivacinação, e contra a poliomielite. O Dia D da campanha está marcado para 20 de agosto (sábado).

    A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças menores de 5 anos e é necessário que 95% desse público em todo o Brasil seja imunizado para que haja um controle efetivo da doença. A multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

    A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

    Publicidade

    A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980. As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19, em andamento. As vacinas contra coronavírus podem ser administradas simultaneamente ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional para qualquer pessoa acima de 3 anos.

    Vacina de poliomielite

    Contra a pólio, as crianças de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas com a vacina oral – a famosa ‘gotinha’ – desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada de poliomielite do esquema básico. A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.

    Multivacinação

    As vacinas do calendário da criança até os sete anos de idade disponíveis são: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica C – valente, Meningocócica C, Frebe Amarela, Tríplice Viral, DTP, Hepatite A e Varicela. As vacinas do calendário da criança a partir dos sete idades de idade disponíveis são: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adultos, dTpa, Meningocócica ACWY, Meningocócica C, HPV Quadrivalente e Varicela.

    Vacinas na Grande Florianópolis

    Em São José, Palhoça, Biguaçu e na capital todos os postos de saúde participam das campanhas. Em Florianópolis, para reforçar a campanha pró-vacina, a prefeitura irá fazer um evento nesta terça-feira (9/8) à noite, na sede da Associação Comunitária do Jardim Santa Mônica, com diversos médicos e profissionais de universidades para planejar um movimento conjunto pró-vacinação.

    Segundo a prefeitura da capital, o envolvimento de todos é importante porque há o surgimento de novas doenças e o reaparecimento de outras, antes controladas. Em ambos os casos, a vacinação é o principal recurso de enfrentamento.

    Publicidade
    COMPARTILHAR