Temporais isolados e chuva intensa entre sexta-feira (30) e domingo (1º) em Santa Catarina

    Imagem mostra um forte raio atingindo a região próxima a um bairro residencial durante uma tempestade, ilustrando a condição de tempo instável e o risco de temporais previstos na matéria.
    Foto: SPDCSC/Divulgação

    A formação de um ciclone extratropical em alto mar segue influenciando o tempo em Santa Catarina. Mesmo afastado da costa, o sistema mantém a circulação favorável à instabilidade, sobretudo entre os Planaltos e o Litoral.

    Entre sexta-feira (30) e domingo (1º), as tardes e noites devem registrar temporais isolados. Além disso, há previsão de raios, rajadas de vento, chuva intensa em pontos específicos e eventual queda de granizo. Esse cenário ocorre, principalmente, pela combinação do calor típico do verão com o transporte de umidade do mar.

    Consequentemente, as regiões do Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e áreas dos Planaltos exigem mais atenção. Nessas áreas, o risco é moderado para alagamentos, queda de galhos e árvores, além de danos na rede elétrica.

    Quinta-feira (29)
    Publicidade

    Nesta quinta-feira, a situação se intensifica. Isso porque a formação de um sistema de baixa pressão no interior do continente aumenta as condições para temporais em Santa Catarina. Inicialmente, a partir do fim da manhã, os temporais atingem áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Em seguida, ao longo do dia, a instabilidade avança para as demais regiões.

    Além dos raios e do vento forte, há risco de chuva intensa em curto período e granizo isolado. Enquanto isso, as temperaturas sobem. As máximas chegam a 32°C no Oeste e no Litoral e ficam próximas dos 30°C nas outras regiões. Por isso, o risco varia de moderado a alto para alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica.

    Sexta-feira (30)

    Na sexta-feira, o sistema de baixa pressão continua atuando. No entanto, as instabilidades passam a se concentrar na faixa leste do estado. Durante a tarde, os temporais atingem os Planaltos, parte do Meio-Oeste e todas as áreas litorâneas.

    Além disso, o vento predominante do sul e sudeste contribui para temperaturas mais amenas. As mínimas variam entre 12°C e 20°C. Já à tarde, as máximas não ultrapassam os 30°C. Nesse contexto, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a temporais.

    Sábado (31)

    Ao longo do sábado, o cenário se mantém semelhante. Assim, os temporais isolados continuam ocorrendo, sobretudo na faixa leste do estado. Mais uma vez, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte concentram as áreas de maior atenção.

    As mínimas ficam entre 9°C e 18°C. Enquanto isso, as máximas seguem abaixo dos 30°C em todas as regiões. Com isso, o risco permanece baixo a moderado.

    Tendência para os próximos dias

    No domingo (1º) e na segunda-feira (2), o tempo apresenta melhora. Com o afastamento do sistema de baixa pressão para o alto mar, as condições para temporais diminuem. Em seguida, a atuação de um sistema de alta pressão garante tempo firme, céu claro na maior parte do dia e temperaturas mais amenas. Nesse período, não há risco para ocorrências meteorológicas.

    Publicidade
    COMPARTILHAR