Aulas da rede estadual em 2022 terão início em 7 de fevereiro

    Está marcado para 7 de fevereiro o início das aulas na rede estadual no ano letivo de 2022. Os professores iniciam alguns dias antes, em 3 de fevereiro, para o planejamento pedagógico do ano letivo.

    Calendário Escolar 2022: aulas da rede estadual terão início no dia 7 de fevereiro
    Ano letivo de 2022 terá implementação do novo ensino médio em Santa Catarina – Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC

    De acordo com o calendário, o primeiro semestre letivo termina em 16 de julho, quando começa o recesso escolar de meio de ano. As aulas serão retomadas para o segundo semestre em 1º de agosto, e o término do ano letivo será em 16 de dezembro, com os conselhos de classe marcados para os dias 19, 20 e 21.

    Os estudantes que pretendem trocar de escola ou ingressar na rede estadual a partir de 2022 devem fazer sua solicitação de matrícula neste link entre os dias 1º e 3 de dezembro. Para acessar a plataforma, é necessário que o estudante já tenha criado seu cadastro gov.br.

    Publicidade

    No caso das escolas em que a quantidade de pedidos de matrícula é maior que o número de vagas disponíveis, os estudantes serão selecionados por sorteio. Para concorrer às vagas, os alunos devem realizar sua pré-matrícula de 17 a 19 de novembro.

    Novo ensino médio

    O novo ensino médio passa a valer para 727 escolas estaduais de SC a partir de 2022. Com carga horária maior e escolha de disciplinas, o modelo já foi implementado em 120 unidades escolares do estado no ano passado.

    Com a nova diretriz, o currículo do novo ensino médio em SC fica dividido entre a parte de formação geral básica e a parte flexível. Na primeira, há componentes da Base Nacional Curricular Comum, com as áreas de conhecimento de linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas. Já na parte flexível, Santa Catarina adota os “itinerários formativos”, que compreendem: projeto de vida; segunda língua estrangeira, componentes curriculares eletivos (CCE) e trilhas de aprofundamento.

    Publicidade