Baluartes, pioneiros, friaca, prateado!

Foto: Tiago de Oliveira

Baluartes

O jornalista Manoel Timóteo, da ACIF, completou mais uma primavera na última quinta-feira de julho, dia 29. Neste registro, feito durante a solenidade em homenagem aos 187 anos da Imprensa Catarina, fundada por Jerônimo Coelho em 28 de julho de 2018, Timóteo recebe o carinhoso abraço do Presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon. Felicidades e vida longa para ambos!

Pioneiros
Foto: Pedro Clasen

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São José deve muito para estas três figuras de colete azul na foto. O Jornalista Roberto Hirtz, nosso saudoso Betinho, foi o fundador do órgão, durante a gestão de Dário Berger como prefeito. Ao seu lado, Soninha Silva acumula anos de serviços prestados à municipalidade, tendo sido fiel escudeira de Betinho por um longo período. Mas, a campeoníssima em atividade na SECOM/SJ é Leninha Oliveira (mais atrás). Servidora efetiva do município, figura no quadro da Comunicação Social desde a sua fundação. É o que podemos chamar de pessoa maravilhosa, em todos os sentidos!

Bigode
Foto: Divulgação
Publicidade

Este é um verdadeiro registro histórico! A empresa Orabram Segurança e Transportes de Valores inaugurava a sua sede, no fim dos anos 1970, na Rua Othon Gama D’Eça, com um suntuoso coquetel. Muitas das figuras da foto não conseguimos identificar, mas duas delas nos chamam a atenção: Jaime Clasen (sem óculos, ao centro, de terno, colete e grava), irmão do nosso fotógrafo e colunista Pedro Clasen, e o Senador da República, Dário Berger. Dizem as más línguas que, até hoje, Dário sente uma ponta de inveja do suntuoso “mustache” do querido Jaime, popular Tié Sangue.

Friaca
Foto: Wendel Graupner.

Parece que o frio deste inverno veio realmente pra ficar. Após a primeira onda de frio rigoroso, imaginava-se que não teríamos mais temperaturas tão baixas em nosso estado. Lógico que este era apenas um sentimento da população, pois os meteorologistas já previam que a coisa iria ficar bem crítica no tocante ao frio. A região Serrana de SC não foi a única a registrar temperaturas negativas, o que causou transtornos, porém proporcionou imagens fantásticas, como esta, registada pelo publicitário Wendel Graupner.

Soul surfer
Foto: Arquivo pessoal Saul Melo

Quem aniversariou essa semana foi o incansável “surfista de alma”, Saul Melo. O advogado, carioca de nascimento, radicado em Biguaçu é um verdadeiro tarado pelas ondas. No alto de seus 46 anos, com corpinho de 92, Saul esbanja disposição para pular da cama ainda durante a madrugada para iniciar o dia surfando com os amigos nas mais diferentes praias de toda a Grande Floripa. Os cumprimentos e votos de felicidade da coluna! Aloha, brother!

Prateado!

Foto: arquivo pessoal Marcos Moreira

A medalha de prata conquistada pelo manezinho de Floripa, Pedro Barros, nas Olimpíadas de Tóquio foi definitivamente um momento mágico. Para todos que são fãs dessa modalidade, que por anos e anos foi tão marginalizada, vê-la chegar à maior competição esportiva do planeta, foi algo pra lá de especial. E Santa Catarina teve seu nome escrito nos anéis olímpicos com Pedrinho, que aparece aqui na foto ao lado de um dos pioneiros do Skate nosso estado, Marcos Moreira, o popular Cabeça. Skate or Die, raça!

Venenosa

Ainda há muitas árvores como esta da foto por toda nossa região. Porém, não deveria. Isso porque a espécie, chamada de Estatódea – que é exótica, produz uma substância altamente venenosa para as abelhas, principalmente as nativas. Por lei estadual, a árvore é proibida e todas deveriam ser cortadas, mas, como tem grande apelo paisagístico, ainda perduram em muitos bairros da Grande Florianópolis. Essa fica na Rua Brasilpinho, no Kobrasol. O certo é cortá-las e plantar espécies nativas.

coluna fatos & fotos com pedro clasen e bruno césar

Publicidade