Casan instala bombeamento emergencial na Lagoa da Conceição no local do rompimento

    O sistema vai para transportar o excesso de água da chuva na Lagoa de Evapoinfiltração, que recebe o efluente depurado na estação de tratamento de esgoto Lagoa da Conceição – Casan/Divulgação/CSC

    Diante da previsão de fortes chuvas para o fim de semana, superiores a 100 milímetros, segundo modelos meteorológicos, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) adotou a medida proposta pela Casan de instalar um sistema de bombeamento para transportar o excesso de água da chuva na Lagoa de Evapoinfiltração, que recebe o efluente depurado na estação de tratamento de esgoto Lagoa da Conceição. A companhia iniciou a instalação na quinta-feira (17/6) e previa concluir até a meia-noite desta sexta-feira (18).

    Os engenheiros e técnicos trabalham para colocar o equipamento em condições de operação. A realização dos serviços precisou do apoio de helicóptero para transportar os equipamentos até a região das dunas. “Esta rede será utilizada nos momentos em que a intensidade pluviométrica estiver contribuindo para a elevação da cota do nível de operação da lagoa”, explicou o engenheiro Joel Horstmann, coordenador da operação.

    Além da instalação do sistema de bombeamento, a presidente da Casan, Roberta Mass dos Anjos, relatou como a companhia está fazendo o monitoramento permanente da área e detalhou as medidas implementadas para dar tranquilidade aos moradores da Servidão Manoel Luiz Duarte, afetados pelo rompimento da lagoa em janeiro. O engenheiro Alexandre Trevisan relatou os reforços nas estruturas recuperadas e, ao detalhar os níveis de cotas e volumes da lagoa artificial, mostrou os números que a Casan considera limites, “em níveis ainda bem distantes de serem alcançados”, garantiu.

    Publicidade