Cemitérios da região metropolitana se preparam para o feriado de Finados

    Por Ana Ritti

    No dia de finados, na próxima segunda-feira (2/11), os cemitérios de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu devem receber uma circulação maior de visitantes. Para isso, os municípios da região metropolitana reforçam as medidas de segurança para evitar aglomerações e proliferação da Covid-19, além de ampliar os horários para receber familiares.

    Em Florianópolis, os cemitérios vão funcionar das 7h às 19h no feriado e devem seguir as orientações da vigilância sanitária, que divulgou uma série de medidas de prevenção contra a Covid-19. Além das medidas que já estão nos decretos municipais, orienta-se para que as cerimônias religiosas sejam ao ar livre ou com capacidade reduzida em templos. Equipes de fiscalização da vigilância e guarda municipal devem atuar em diversos pontos da cidade. No cemitério do Itacorubi e de Coqueiros, equipes da Comcap vão medir a temperatura e distribuir álcool em gel e sacos de lixo. 

    Cemitério de Forquilhas é um dos dois que têm vagas em São José – Divulgação/CSC
    Publicidade

    Em São José, uma força tarefa vai reforçar a fiscalização na cidade e em estabelecimentos comerciais para garantir a aplicação dos protocolos de segurança. Os cemitérios municipais vão funcionar das 7h às 17h e terão a presença de fiscais da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP), da guarda municipal  e polícia militar para evitar aglomerações.

    Vendedores ambulantes estarão nos cemitérios de São João Batista, em Forquilhas; Nossa Senhora das Dores, em Barreiros; São José, no Centro Histórico; e Colônia Santana. É obrigatório o uso de máscaras, sendo que as pessoas devem seguir as medidas de distanciamento em vigor, além de fazer a higienização das mãos para combater a propagação do vírus. Atualmente, os cemitérios do Centro Histórico e de Barreiros estão lotados e os de Forquilhinhas e Colônia Santana têm cerca de 200 vagas, ampliadas conforme demanda.

    Em Biguaçu, a prefeitura intensificou os serviços de limpeza e manutenção do cemitério municipal São João Evangelista, no bairro Fundos, maior da cidade com mais de 30 mil pessoas sepultadas.  Equipes estão fazendo capina, roçagem, remoção de lixo, colocação de brita nos corredores e serão instalados banheiros químicos no local. A visitação aos túmulos está liberada, seguindo uma série de medidas de prevenção contra a Covid-19. O horário de funcionamento foi ampliado para receber visitantes das 6h às 20h, mas a recomendação é para que as visitas sejam feitas antes do feriado. Além disso, será disponibilizado álcool em gel e a permanência só será permitida com uso de máscara e distanciamento.

    Já em Palhoça, os cemitérios do Passa Vinte, Barra do Aririú, Enseada de Brito e Passagem do Maciambu receberam manutenção e limpeza para o feriado, em que vão funcionar das 8h às 18h. Banheiros químicos serão instalados nas localidades. Em junho, a prefeitura lançou um edital para regularização dos túmulos sem visitação e conservação, uma vez que o município precisa de espaço físico para novos sepultamentos.

    Publicidade
    COMPARTILHAR

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here