Cidades ampliam acolhimento de pessoas em situação de rua durante onda de frio intensa em SC

    Frio intenso pode durar até quatro dias no Sul do Brasil

    A previsão de frio extremo para os próximos dias deixa as prefeituras de Santa Catarina em alerta, que se movimentam para abrigar o máximo possível de pessoas desamparadas, especialmente as que estão em situação de rua. Na Grande Florianópolis, os poderes municipais, que já disponibilizam normalmente os serviços de acolhimento, reforçam as vagas com aberturas de centro emergenciais e vagas em hotel para pernoite.

    quarto de hotel com duas camas arrumadas para acolhimento de pessoas em situação de rua diante da previsão de frio
    Em Florianópolis há acolhimento de até 50 pessoas em situação de rua em hotel conveniado – PMF/Divulgação/CSC

    Na capital, as equipes de abordagem irão atuar nas ruas sensibilizando pessoas em situação de rua e oferecendo os serviços da administração municipal, com ações intensificadas. Além dos abrigos municipais, a Passarela da Cidadania oferecerá mais 50 vagas emergenciais, além das 200 já oferecidas. O hotel conveniado pela prefeitura irá oferecer 50 vagas emergenciais. Em Florianópolis, solicitações de atendimento para pessoas em situação de rua podem ser feitas para equipe do resgate social, 24 horas por dia, no número (48) 99182-6870 ou (48) 99169-3044

    Em São José, onde há acolhimento no Centro Pop, no Roçado, e em abrigos conveniados, a prefeitura vai também abrir emergencialmente o Cati, na Av. Beira-mar, para acolher até 50 moradores de rua no auge da onda de frio, entre terça e sábado (27 a 30/7). “Também nas noites vamos fazer busca ativa daquelas pessoas que não procuram serviços, a gente procurar e tentar convencê-las a tentar vir pro abrigo. Já temos 95 pessoas abrigas nas casas de passagem e abrigos conveniados. Então vamos abrir aqui o Cati e se houver necessidade a gente amplia”, diz o secretário de Assistência Social de São José, Lédio Coelho.

    Cidades preparam acolhimento durante onda de frio intensa em SC na semana - quatro colchões no chão arrumados com travesseiros e cobertores
    Em São José, prefeitura disponibiliza acolhimento no Centro Pop, abrigos e vai abrir emergecialmente o Cati – PMSJ/Divulgação/CSC
    Publicidade

    A prefeitura estima que há cerca de 300 pessoas em situação de rua em São José. Essas pessoas têm recebido diversos encaminhamentos para deixar a condição sem-teto, como emissão de documentos, recebimento de comida e roupas, e passagens de volta para as cidades de origem, quando aceitam. Caso encontre alguém em situação de rua em São José é possível solicitar a abordagem da equipe especializada pelo telefone (48) 98854-4443.

    + Com frio intenso, campanha cobertor solidário reforça pedido por doações

    Palhoça dispõe de um abrigo provisório para acolher moradores em situação de rua. Nesta segunda (26/7) a prefeitura fará também a entrega de cobertores para famílias mais vulneráveis.

    Preparação da Defesa Civil

    Na manhã desta segunda-feira (26) o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina, promoveu uma reunião de alinhamento com as estruturas estaduais em função do alerta de frio intenso. De acordo com o governo, toda a estrutura estadual está de prontidão para dar o suporte, caso necessário, às cidades catarinenses.

    Teremos uma ação conjunta no que diz respeito as responsabilidades do Estado. Sabemos que tivemos manifestações na última semana, de diversos veículos, apontando uma situação muito mais grave do que as previsões estão confirmando, mesmo assim estaremos preparados para qualquer situação”, disse o chefe da DC, David Busarello.

    + Litoral catarinense tem alerta de ventos de até 100km/h nos próximos dias

    O coordenador de monitoramento e alerta da DC, Frederico Rudhorff, explicou que a partir desta segunda ocorre a passagem da frente fria, mas que não vai oferecer riscos significativos de tempestades. “Amanhã será um dia chuvoso em Santa Catarina e o início do declínio acentuado da temperatura em todo o Estado, com maior intensidade nos planaltos Norte e Sul”. O pico será na quinta-feira, mas o frio se estende até o próximo sábado”, explicou Rudhorff. Ele reforça que haverá temperaturas negativas com frio abrangente e intenso, com chances de geada no litoral.

    Com base nesta situação, a Santur orienta que os turistas devem subir as serras catarinenses apenas com a garantia de reserva em hotéis e pousadas. Com as baixas temperaturas também existe o risco de congelamento de rodovias.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade