Como é o trabalho em uma ambulância dos Bombeiros Militares

Atendimento pré-hospitalar é o serviço mais prestado pela corporação

como é o trabalho de atendimento pré-hospitalar dos Bombeiros Militares
Equipe de atendimento pré-hospitalar envolve três socorristas - CBM/Divulgação/CSC

O Atendimento Pré-Hospitalar (APH) é um serviço assistencial de emergência e urgência disponibilizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM), que consiste no atendimento fora do ambiente hospitalar e, em geral, em regime de urgência.

Somente nesse ano em todo o estado foram 95 mil atendimentos do tipo, representando mais de 70% de todas as ocorrências.

O principal objetivo do serviço é reduzir o número de mortes e/ou sequelas decorrentes da falta de intervenção imediata no local do acidente, promovendo o suporte básico da vida e o transporte adequado, rápido e monitorizado das vítimas ao hospital.

Ocorrências

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As ocorrências que precisam do atendimento pré-hospitalar são classificadas como emergência de trauma ou emergência clínica. O trauma é caracterizado por um amplo rol de lesões causadas por uma força externa devido a acidentes ou agressão. Já as emergências clínicas, são estados de saúde que não foram causados por nenhum fator externo e são, normalmente, consequências de doenças preexistentes, cuja causa não inclui violência sobre a vítima.

Para realizar o atendimento das ocorrências, tanto de trauma quanto clínicas, as equipes de plantão são compostas por três socorristas, em geral um mais experiente, um auxiliar e o motorista da ambulância ou do caminhão. Ao assumir o serviço diário, a equipe tem por obrigação realizar a conferência da viatura.

As ocorrências em geral são acidentes de trânsito, acidentes domésticos, acidentes de trabalho, agressões, choques elétricos, ferimentos por arma branca, ferimentos por arma de fogo, picadas de animais peçonhentos e de insetos, quedas com risco de vida, queimaduras, engasgamentos, casos clínicos (convulsões, síncopes, paradas cardiorrespiratórias), tentativas de suicídios, assistência ao parto, entre outras.

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Acionamento

Quando acontece o acionamento pela central, a equipe de plantão deve estar pronta para o atendimento da emergência e, após a chegada no local determinado, realizar a rotina de atendimento: verificar o dimensionamento da cena, a abordagem do paciente, a avaliação primária da vítima, identificar a prioridade para o transporte – que varia de acordo com o tipo de emergência atendida, realizar a avaliação secundária da vítima e, por fim, o transporte e a transferência para o hospital.

Ambulância dos Bombeiros Militares de SC
Estado tem atualmente 138 ambulâncias dos bombeiros para atender emergências – CBM/Divulgação/CSC

Equipamentos da ambulância

Diversos materiais e equipamentos são fundamentais para o adequado atendimento das vítimas e, por esse motivo, a Portaria nº 2.048, do Ministério da Saúde, regulou os materiais e os equipamentos mínimos para o atendimento das ocorrências nas ambulâncias dos Bombeiros. Os itens básicos constantes nas viaturas para o socorro até o hospital são: maca retrátil ou articulada, maca/prancha rígida, cadeira retrátil, bolsa de atendimento pré-hospitalar, colar cervical, desfibrilador externo automático (DEA), talas de imobilização, oxigênio e rádio comunicador. Além do atendimento propriamente dito, após a finalização de cada ocorrência a equipe deve repor os materiais e fazer a desinfecção da ambulância para deixá-la na condição de prontidão novamente.

Uma atividade tão importante quanto o atendimento das ocorrências, que poucas pessoas se atentam e não sabem que é realizada pelos socorristas, é o preenchimento da ficha de APH e o posterior fechamento da ocorrência no sistema E-193. A ficha contém informações importantes sobre a vítima, o tipo da ocorrência, data, local, número da viatura que realizou o atendimento, principais lesões atendidas, procedimentos efetuados, destino da vítima, hospital e médico responsável pelo recebimento.

O conjunto de pessoas e de materiais/equipamentos faz com que o atendimento realizado seja de qualidade. Contundo, o sucesso do APH se encontra no trabalho em equipe, base da corporação.

O CBMSC disponibiliza o Curso Básico para Atendimento a Emergências (CBAE) de forma gratuita e online para os cidadãos, através do seu site.

Ocorrências atendidas em 2022 pelo CBM

Florianópolis: 5,6 mil
São José: 1,6 mil
Palhoça: 1,5 mil
Biguaçu: 512

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