Decisão da prefeitura de São José considera estudos britânicos sobre a pandemia

Com a decisão de estender a quarentena até 5 de abril, tomada em conjunto com os prefeitos de Palhoça e Biguaçu, a prefeita Adeliana Dal Pont se reuniu com o gabinete de crise neste sábado (28/3) para definir atualizações no trabalho de enfrentamento à pandemia de coronavírus. Há 9 casos no município e um idoso faleceu de Covid-19 no Hospital Regional, vindo de município vizinho.

De acordo com a prefeitura, a medida de prosseguir com isolamento social tem como objetivo reduzir o potencial de pessoas contaminadas pelo coronavírus na Região Metropolitana de Florianópolis, que passa de 1 milhão de habitantes.

Cenários

Para a decisão, a prefeitura considerou cenários da pandemia previstos por estudos da World Health Organizatio (WHO), Imperial College Londres e University John Hopkins, que apontam que Brasil ainda não atingiu o pico de contaminação do Sars-Cov-2 (novo coronavírus).

Publicidade

“Em uma pandemia, as decisões devem ser tomadas diariamente e a toda hora de acordo com a evolução dos fatos. Por isso, decidimos manter as medidas de isolamento até o dia 5 de abril”, afirma a prefeita, Adeliana.

Em um cenário sem tomar medidas de proteção, o número de mortes em São José poderia chegar a 2 mil. Evitando grandes eventos e aglomerações, esse número cairia para uma estimativa de 742 óbitos. Isolando idosos e grupos de risco, esse número cairia para 640 óbitos. Já com as medidas precoces de isolamento social, evita-se as internações em massa e o número poderia baixar para 53 óbitos.

Foram definidas ações para as áreas da Saúde, Segurança, Educação, Administração e Procuradoria Geral do Município para a continuidade da quarentena.

+ São José conta com central telefônica para atender a população

Vacinas

Esta semana as equipes da Saúde estão trabalhando na imunização de idosos e cuidadores de asilos. Os idosos com mais de 80 anos e acamados estão sendo vacinados em casa.

A partir de quarta-feira (1/4) será iniciada a vacinação contra a gripe para idosos com mais de 75 anos em oito pontos estratégicos: CEM Araucária, CEI Santa Inês, Fasc Kobrasol, CEM Maria Iracema de Andrade (Barreirão), Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Melão), Faculdade Anhanguera, CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão) e Faculdade Estácio de Sá.

Também será feita a vacinação em condomínios. Nesse caso, o responsável pelo condomínio deve fazer o agendamento pelo email agendavacina@pmsj.sc.gov.br, informando o número de idosos e idade do seu edifício.

A próxima etapa será em 6 de abril para idosos com mais de 70 anos nos mesmos locais. Após 13 de abril serão imunizados os idosos com mais de 60 anos.

Atendimento de casos suspeitos

A central montada do Cati segue atendendo os casos suspeitos de coronavírus e pacientes com sintomas respiratórios. Na UPA Forquilhinha, os casos suspeitos têm um fluxo especial, separado dos demais atendimentos.

Teste do pezinho e leite especial

Para garantir o acesso à saúde das crianças do município, as equipes de saúde estão realizando o teste do pezinho e a entrega de leites especiais em domicílio. No teste do pezinho, uma equipe especializada agenda a coleta, de acordo com a data de nascimento do bebê. Já o leite e fórmulas especiais para crianças de baixo peso e crianças com necessidades especiais de saúde estão sendo entregues nos endereços de cadastro, evitando o deslocamento desnecessário às unidades de saúde.

+ São José abre canal de apoio psicológico para atendimento aos profissionais da saúde

Testes

Segundo a prefeitura, há dias o município busca testes para aquisição para a realização de testagem em massa, mas não há disponibilidade no mercado – mesmo problema do governo do estado e do município de Florianópolis.

População de rua

O Centro POP, no bairro Roçado, está aberto para atender a população em situação de rua para banho e higiene. Também é feita a entrega de marmitas diariamente.

Alimentação

A prefeitura também está fazendo a entrega de cestas básicas para as famílias cadastradas nos programas sociais e em situação de vulnerabilidade social.

+ Procon de São José alerta sobre reajustes de preços durante a pandemia
+ Câmara de SJ devolve R$ 3 milhões à prefeitura para combate à pandemia

Segurança

A Guarda Municipal está fazendo rondas durante a noite e a central integrada de videomonitoramento segue funcionando 24 horas no combate ao crime.

Publicidade
COMPARTILHAR