Delegacia de Atendimento à Mulher de Florianópolis completa 35 anos

prédio branco com letreiro da delegacia de polícia
Florianópolis foi a segunda cidade do Brasil a contar com uma Delegacia da Mulher. Foto: Divulgação

A Delegacia de Atendimento à Mulher de Florianópolis completa 35 anos de criação neste domingo 27/9). A unidade foi instituída em 1985 (Portaria 915/GAB/SSP/85). Florianópolis foi a segunda cidade do Brasil a contar com uma Delegacia da Mulher, precedida apenas por São Paulo.

A delegacia conhecida como base Pantera era  composta por policiais mulheres – a atual Delegada Geral-Adjunta da Polícia Civil, Ester Fernanda Coelho, fazia parte do time.

Um dos projetos é a separação da Delegacia da Mulher, no bairro da Agronômica, do atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, a fim de cada vez mais especializar o serviço prestado pela instituição nessa área.

Publicidade

Algumas reformulações estão sendo implantadas, como a criação de uma sala para atendimento às vítimas de violência sexual em espaço diferenciado, longe do balcão de atendimento ao público em geral e uma sala de medidas protetivas. Esta ação foi executada com recursos de um espetáculo realizado no teatro do CIC, por um movimento voluntário chamado “Mulheres em Movimento”.

Confira o depoimento da Diretora de Polícia da Grande Florianópolis, Delegada de Polícia Eliane Chaves

A 6ª Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso da Capital – DPCAMI fica na Rua Delminda da Silveira, 811 – Agronômica Florianópolis – SC – CEP: 88025-500 – Telefone: (48) 3665-6528.

Publicidade