Em Bombinhas, voluntários recolhem 4,5 mil bitucas de cigarro do mar

    Projeto voluntário já ultrapassa a marca de 110 toneladas de lixo retiradas do litoral catarinense

    Duas mulheres com roupas de mergulho estão no mar, próximas a garrafas pet. O projeto Limpeza dos Mares realizou mais uma ação com voluntários recolhendo lixo do mar, dessa vez em Bombinhas.
    Última etapa foi no sábado (31), em Bombinhas. Michel Castilho/Divulgação/CSC

    O projeto Limpeza dos Mares recolheu no último sábado (31/7) cerca de 4,5 mil bitucas de cigarro na praia do Canto Grande, em Bombinhas. Duas embarcações grandes e quatro barcos de apoio, com cerca de 30 mergulhadores e 50 voluntários, estiveram no local para retirar o lixo no fundo do mar e pelos costões. Foi a 25ª etapa do projeto, que chegou a marca de 110,7 toneladas de lixo retiradas do fundo do mar, praias e costões. No mês passado, os voluntários estiveram na Reserva do Arvoredo.

    Além das bitucas de cigarro, foram mais de 500 garrafas, entre pets e bombonas, tapinhas de garrafa, fogão, pneu, latinhas, garrafas de vidro, isopor, borrachas, isqueiros e coletes velhos, embalagem de produtos domésticos, brinquedos e mais de quatro toneladas de restos de redes. A Polícia Ambiental ainda encontrou 1 km de redes ilegais no caminho para o QG do Limpeza em Bombinhas. A base de apoio do projeto foi montada em cima do trapiche do Canto Grande, onde o lixo foi separado, catalogado e depois colocado em dois caminhões separado entre orgânico e reciclado.

    mulher sainda água com outros mergulhadores em bombinhas carregando lixo retirado do mar em bombinhas
    Etapa do projeto Limpeza dos Mares atuou em Bombinhas, e a quantidade de lixo retirado sempre supreende – Michele Castilho/Divulgação/CSC

    “Lamentavelmente foi mais uma vez decepcionante ver um costão com visual espetacular ser usado como descarte de lixo. Estamos transformando estes resíduos em produtos, como utensílios domésticos, que podem ser adquiridos para ajudar o projeto a continuar mergulhando fundo através do site“, informa Michele Castilho, diretora do Limpeza dos Mares, que na sexta (30) se reuniu com os pescadores e maricultores da região para falar sobre o projeto e a necessidade de apoio de todos que tiram seu sustento do mar.

    Publicidade