Figueirense tem à frente 20 mil km para o acesso

Dever cumprido

O Guarani de Palhoça encerrou a sua participação na segundona catarinense com a sensação do dever cumprido. O time bugrino perdeu os dois jogos das quartas de final contra o Criciúma e agora já começa a planejar o seu futuro no futebol profissional. A principal meta já está cumprida, permanecer na série B do futebol catarinense de 2023. Com uma equipe sustentável para esta competição a diretoria do Guarani não meteu os pés pelas mãos para não fugir do controle financeiro. O negócio agora é analisar o que deu certo e o que não conseguiram acertar.

Deixou escapar

O futebol catarinense não esteve tão ruim assim no último fim de semana. O Figueirense garantiu a sua classificação na terceirona, o Brusque passou pela Ponte Preta, a Chapecoense empatou com o Cruzeiro e só o Avaí deixou escapar a vitória em Goiânia. O time até que fez uma partida equilibrada, mas não teve competência para retornar pra casa com os três pontos na tabela. Esse resultado provocou protestos de alguns torcedores nas redes sociais. O alvo principal dessa revolta é o treinador Eduardo Barroca, manifestação que faz parte da cultura do torcedor brasileiro e vai depender somente dos dirigentes a forma de como administrar essa situação. Estou começando a achar que acabou a lua de mel.

Aportuguesado

O técnico Dorival Junior, que por aqui já defendeu Avaí e Figueirense e que reside na capital no paradisíaco Jurerê Internacional, vem fazendo do Flamengo um time que dá gosto de ver jogar. Desde que ele assumiu o comando do clube, de lá pra cá foram 11 jogos no Brasileirão, conquistando 27 pontos. Neste domingo (21), Palmeiras e Flamengo se enfrentam na bela Allianz Arena. Será um confronto de gigantes para saber quem é o melhor. O Flamengo de hoje é totalmente diferente daquele time “aportuguesado”.

Deixaram escapar
Publicidade

O Avaí foi na escaldante Goiânia para enfrentar o Goiás, num duelo muito equilibrado e com poucas chances de gols para ambos os times. Barroca resolveu escalar o time com Paolo Guerrero e Bissoli juntos. Com o peruano jogando mais centralizado, aos poucos Bissoli foi aparecendo pelas laterais. O Leão jogava um pouco mais que o seu adversário e nos minutos finais do primeiro tempo uma penalidade foi muito bem marcada e Bissoli cobrando deixou o time em vantagem no placar. As alterações feitas pelo técnico no segundo tempo não surtiram efeito, o time recuou, o Goiás empatou e por pouco não veio a derrota. Deixaram escapar mais uma vitória.

Avaí deixou escapar vitória contra o Goiás
Avaí fez um bom primeiro tempo contra o Goiás, mas deixou a vitória escapar – André Palma Ribeiro/AFC/Divulgação/CSC
Briga pelo acesso

Sem muitas dificuldades, dentro do Scarpelli, o Figueirense venceu o modesto time do ABC e conquistou o terceiro lugar, se classificando, e agora irá brigar pelo acesso para a série B 2023. A partir de agora a comissão técnica terá que evitar os desgastes pelos longos trechos que terá que percorrer. Será o clube que mais vai viajar, ao todo serão 19.662km. Com quatro vitórias no Scarpelli e dois empates longe de casa o time chega forte e dentro de casa terá o apoio do torcedor alvinegro, que está lotando o seu estádio. O grupo do Figueirense é considerado forte e não tem essa de grupo da morte. Para quem está na briga pelo acesso não deve escolher adversário.

Figueirense na briga pelo acesso à Série B
Torcida embala o Figueira para o acesso à Série B; pelo caminho há literalmente quase 20 mil km de viagem – Patrick Floriani/FFC/Divulgação/CSC

 

Bem me quer, mal me quer
  • Tite já anunciou que irá deixar o comando da seleção brasileira após a Copa do Mundo e seu sucessor já está sendo debatido pela CBF. Outro que está com o seu futuro indefinido é a parceria com a Nike. Uma cláusula anticorrupção está travando um novo contrato.
  • Quem me conhece sabe que eu odeio a ostentação, a presunção. Mas tenho muito orgulho do que eu construí vindo de uma família pobre, subindo na vida por minha capacidade. Seria bom você respeitar a minha história. Tem cada zé ruela nestas redes sociais.
  • O Brasileirão em pleno vapor e a pior porcaria que inventaram por aqui no nosso futebol foi esse tal de VAR. Se a nossa arbitragem já não era referência no mundo da bola, com o VAR piorou tudo. Os caras não se entendem e fazem mais bobagens.
  • Estão dando o que falar as críticas do técnico Jorginho, que se juntou a outros treinadores como Cuca e Mano Menezes contra o português Abel Ferreira. Eu concordo com eles, porque se o time do português tivesse perdido nas penalidades o tom seria bem outro.
  • O Avaí liberou alguns jogadores que vinham com baixo aproveitamento. Com o fechamento da janela de transferência, o Leão não poderá mais contratar ninguém. Paolo Guerrero foi uma boa contratação, mas o clube corre os seus riscos.
  • Neste ano, além de presidente da República, iremos escolher governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Por aqui teremos 10 candidatos a governador, 11 a senadores, 304 a deputados federal e 602 a deputados estadual. É muita gente, né?
Cartão rosa/vermelho

Cartão rosa para meu bom amigo Aguinaldo Liz, ex-jogador profissional, que já defendeu o Figueirense, Flamengo, Palmeiras e outros clubes e que atualmente é técnico. Depois do jogo beneficente entre o Flazimba de Imbituba e o Master do Figueirense em prol de uma menina enferma de apenas 3 anos, Aguinaldo simplesmente doou as suas faixas de campeão pelo Flamengo para uma campanha financeira. Esse é o Aguinaldo que eu conheço.

Cartão vermelho para os responsáveis por terrenos abandonados em nossa cidade, sem nenhum tipo de limpeza. Muitos desses terrenos mais parecem uma floresta e outros servem apenas como depósito de lixo. Exemplo disso é aquele terreno próximo da garagem da Jotur. Está virando um perigo caminhar por ali à noite e até mesmo de dia.

Pensamento do Bambi

Começaram as campanhas políticas e aqui vai um recado de um Bambi saltitante: não é a politica que faz um candidato virar corrupto, é o seu voto que faz o corrupto virar político.

Publicidade
COMPARTILHAR