Homem morre afogado no Morro das Pedras

Vítima tinha 39 anos e estava em afogamento de grau 6 quando foi retirada da água

Homem morre afogado na Praia da Armação- helícoptero arcanjo pousado na praia em florianópolis para atendimento às vítimas
Equipe do helicóptero Arcanjo resgatou dois homens da água, porém um deles estava em afogamento crítico – CBM/Reprodução/CSC

Na tarde deste domingo (10/4) dois homens tiveram que ser resgatados por bombeiros militares na Praia do Morro das Pedras, no sul da ilha de Florianópolis. Um deles não sobreviveu.

De acordo com relato da equipe do helicóptero Arcanjo 1, o homem de 39 anos estava em afogamento de grau 6, o mais severo da escala, e o homem de 29 anos em afogamento de grau 2.

A aeronave foi acionada às 15h36 para o resgate às duas vítimas de afogamento. No local, a equipe constatou os dois homens na água, de modo que foi lançado um resgatista para realizar o salvamento da primeira vítima, já inconsciente, e, após o desembarque da equipe médica na Praia da Armação, foi realizado novo lançamento de resgatista, para resgatar a segunda vítima, consciente, mas sem condições de sair por meios próprios do mar.

Publicidade

A primeira vítima, o homem de 39 anos, em pior grau de afogamento, recebeu intubação e procedimentos de reanimador pulmonar. Conforme os bombeiros, após seis tentativas (ciclos) de reanimação cardiopulmonar com aplicação de cinco doses de adrenalina, não houve resposta fisiológica. O médico de voo então declarou óbito da vítima.

O segundo homem, de 29 anos, com grau de afogamento menos severo, tinha sinais estáveis e foi encaminhado de ambulância ao hospital. Os dois homens que se afogaram eram amigos e tomavam banho de mar juntos quando foram puxados por uma corrente e não conseguiram retornar para a Praia do Morro das Pedras.

Publicidade