Hospital Regional de São José precisa de doação de leite materno

pessoa com luva cirúrgica segura pote de vidro cheio de leite em frente a prateleiras de freezer cheias de outros potes com leite
Doação precisa ser em pote de vidro esterilizado com tampa de plástico; hospital orienta procedimento e faz a coleta - Elza Fiúza/EBC

O banco de leite de Hospital Regional de São José está com 20% da quantidade de doações normais. De acordo com a enfermeira responsável pelo serviço, Angela Huber, em média há 20 doações de leite materno por semana e, no momento, a maternidade conta com 3 ou 4 doações por semana nesse início de ano.

Por isso, as enfermeiras do hospital estão em campanha para que mulheres saudáveis que estejam amamentando façam doações de leite. Para doar, é necessário envasar o leite retirado em um pote de vidro com tampa de plástico rosqueável e que tenha sido esterelizado por fervura durante 15 minutos.

Angela explica que a mulher que quiser doar pode ligar para o banco de leite, que serão passados todos os detalhes da doação. Os número de contato são (48) 3271-9158 e 3271-9303. O hospital busca a doação de leite em casa, por menor que seja a quantidade. A área de abrangência do Regional é São José, Palhoça, Biguaçu e até em Santo Amaro da Imperatriz as enfermeiras buscam o líquido precioso.

Publicidade

A enfermeira explica que o leite materno é totalmente prioritário na UTI Neonatal, uma vez que as fórmulas não suprem os recém-nascidos e oferecem mais riscos de infecção. Os grupos de apoio ao banco de leite também estão em mobilização para encontrar mais doadoras.

Em média, há 300 partos por mês no Hospital Dr. Homero de Miranda Gomes, o Regional de São José.

Publicidade
COMPARTILHAR