Marginal e pista Sul da BR 101 se romperam em Sangão

Uma pista sentido Norte foi liberada na manhã desse sábado, porém pode ser fechada a qualquer momento

Volume de água no Rio Sangão rompeu cabeceiras das pontes da marginal e das pistas sentido Sul; ponte Norte não foi tão afetada e teve uma das pistas abertas pela manhã - Foto: Divulgação/CSC
Volume de água no Rio Sangão rompeu cabeceiras das pontes da marginal e das pistas sentido Sul; ponte Norte não foi tão afetada e teve uma das pistas abertas pela manhã - Foto: Divulgação/CSC

É crítica a situação da BR 101 em Sangão, no Sul do estado. As chuvas desta sexta (24/5) fizeram com que as cabeceiras das pontes sobre o Rio Sangão se rompessem no sentido Sul da rodovia e na marginal.

A pista Norte não teve danos, porém foi também interditada durante toda a madrugada pelo risco que a erosão do rio causou sob a estrutura. Na manhã deste sábado (25) a PRF e o DNIT, que trabalham no local, haviam aberto temporariamente uma das pistas Norte, porém com possibilidade de fechá-la a qualquer momento. Segundo a PRF há cerca de 2 quilômetros de fila nesse sentido.

Ponte da marginal – Foto: PRF/Divulgação/CSC

Segue o comunicado da PRF sobre a situação e os desvios:
Sobre o trânsito, a PRF informa a interrupção do trânsito no km 356 da BR 101 em razão da cabeceira da ponte sobre o Rio Sangão ter caído. O trânsito está totalmente interrompido no sentido sul e com apenas uma faixa liberada no sentido norte. A faixa liberada no sentido norte pode ser interrompida a qualquer momento, pois a ponte do sentido norte está em constante monitoramento, visto que o alargamento do rio pode comprometer a estrutura dessa ponte também. O desvio possível, no sentido sul é pelo acesso no km 333, sentido Gravatal. E no sentido norte, o acesso para o desvio é no km 369, entrando em Morro da Fumaça. Mas atenção, pelo desvio somente veículos leves, ônibus e, no máximo, carreta simples. Não podem passar caminhão cegonheira, bitrem e demais veículos de grande porte.

Publicidade


Por volta das 10h desse sábado iniciaram as obras de reparo.

Cabeceira da ponte sentido Sul – Foto: PRF/Divulgação/CSC
Atualização situação da BR 101 em Sangão (11h30)

Uma faixa sentido Norte continua liberada, inclusive para veículo pesado. O trânsito flui com muita lentidão e há aproximadamente 3 quilômetros de fila. Sentido norte sul totalmente interditado. A equipe do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) já iniciou os trabalhos, com retroescavadeira no local e primeiros caminhões de material já chegaram. A expectativa é de liberar o trânsito até segunda-feira (27/5). Na frente UOP Tubarão (posto da PRF), veículos pesados que trafegam no sentido norte para o sul são orientados a retornar, liberando-se o tráfego para trânsito local de veículos leves.

Publicidade