Máscaras deixam de ser obrigatórias em SC a partir de sábado

    Após dois anos de pandemia, últimas medidas para frear propagação do coronavírus vão caindo

    O uso da máscara em local fechado não será mais obrigatório em Santa Catarina a partir de sábado (12/3). O anúncio foi feito pelo governador, Carlos Moisés, em sua rede social.

    Nesta sexta-feira (11) o governo do estado deve editar o novo decreto, que transformará a obrigatoriedade em recomendação. Assim, mantém o uso do equipamento de proteção individual quem quiser.

    Segundo Moisés o estado saiu “vitorioso dessa batalha” contra o coronavírus. Ele citou o percentual de 82% da população vacinada como um dos parâmetros para a liberação do uso das máscaras contra coronavírus. “Os nossos números nos dão segurança para retomar a normalidade, em família e sociedade”, disse Moisés.

    Publicidade

    Em novembro de 2021 o uso de máscaras em locais públicos deixou de ser obrigatório. Na semana passada o estado também havia liberado o uso das máscaras por parte das crianças no ambiente escolar.

    No entanto, mesmo sem as obrigações, muitas pessoas ainda mantém o uso da máscara em locais abertos e ventilados, assim como pais e mães continuam levando as crianças de máscara para a escola.

    De acordo com dados do estado, no momento são 9.668 casos ativos de Covid-19, em acompanhamento. O número representa uma redução de 88% em relação há dois meses, quando a ômicron atingiu um pico de população infectada de mais de 80 mil pessoas.

    Até essa quinta-feira (10) foram 21.529 pessoas que moravam em Santa Catarina que perderam a vida por conta das complicações da Covid de um total de 1,6 milhão que foram infectadas.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade
    COMPARTILHAR