Municípios da Grande Florianópolis ampliam vacinação contra gripe

    Com a determinação nacional em ampliar a vacinação contra gripe, os municípios em Santa Catarina passam a ofertar nos postos de saúde o imunizante para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Na Grande Florianópolis, a capital, São José e Palhoça têm esquemas de vacinação ampliados nesta segunda-feira (15/5).

    Em Florianópolis a vacina contra gripe está disponível na maioria dos postos de saúde e na van da vacinação, que estará no Parque de Coqueiros nesta segunda, das 9 às 18h, e na terça e quinta no Ticen.

    Além da vacina contra Influenza na população com mais de 6 meses de idade, a faixa etária de 12 a 17 anos com comorbidades já pode receber a vacina bivalente contra a Covid-19. A imunização contra a Covid-19 está disponível em diferentes locais, incluindo van itinerante, Policlínica da Mulher e da Criança, e Centros de Saúde, com exceção de algumas unidades específicas. Os horários de funcionamento variam de acordo com o distrito.

    Publicidade

    Em São José a amplia a vacinação contra a Influenza a partir de segunda-feira (15) ocorrem 25 postos de saúde municipais. Para receber o imunizante basta apresentar um documento de identificação com foto e a carteira de vacinação. A vacina é gratuita e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Até o momento, São José já aplicou mais de 29 mil doses.

    enfermeira aplica injeção em braço de homem - São José inicia vacinação contra a influenza para toda a população
    25 unidades básicas de saúde de São José ofertam livremente a vacina contra gripe a partir desta segunda (15) – Joêni Kehl/PMSJ/Divulgação/CSC

    A iniciativa considera o aumento de casos graves da doença, necessitando hospitalização e a baixa cobertura vacinal em São José. O objetivo é facilitar o acesso ao imunizante, garantindo a proteção da população de forma mais rápida.

    Em Palhoça todos os postos de saúde também estarão ofertando a vacina contra Infuenza a partir desta segunda-feira (15). Conforme alerta da Secretaria Municipal de Saúde, a proximidade com a época mais fria do ano aumenta a necessidade de prevenção à gripe.

    Segundo nota da Secretaria de Estado da Saúde há 56% casos de gripe a mais neste ano, com maior necessidade de hospitalizações.

    Publicidade
    COMPARTILHAR