Pacientes do Hospital Regional de São José sofrem com ar condicionado quebrado

    mulher deitada em cama de hospital com os pés para frente em enfermaria vazia
    Calor na internação incomoda pacientes do Hospital Regional de São José - Divulgação/CSC

    Há pelo menos duas semanas o sistema de ar condicionado do Hospital Regional de São José não funciona totalmente. Nesse período, denúncias tratam da falta de climatização na recepção. Mas o problema afeta mais partes do edifício. Neste domingo (1/3), uma paciente internada na enfermaria entrou em contato com o Correio para dizer que está a situação insuportável.

    Sala de internação cirúrgica do hospital regional de São José SC, sem os dois ar condicionados (estão com defeitos a alguns dias)… sala lotada sufocada do calor, pacientes graves….calor insuportável…direção não se encontra, domingo devem estarem seus lares no ar…cadê a dignidade humana?… deplorável e muito triste….a sala se encontra em silêncio absoluto, pois todos estão passando mal“, diz o relato enviado pela paciente Maria de Lourdes.

    print de tela de celular de aplicativo de temperatura marcando 26ºC e sensação de 28ºC
    Temperatura interna da enfermaria do Hospital Regional de São José neste domingo (1/3) – Reprodução/CSC

    Ela conta que por causa de uma lesão na coluna devido a uma queda de bicicleta precisa fazer um exame de tomografia, mas que o aparelho tomógrafo do hospital está quebrado há pelo menos três meses, e aguarda para fazer o procedimento em outro hospital. O tomógrafo é um equipamento utilizado na unidade que atende a Grande Florianópolis principalmente no diagnóstico de lesões ortopédicas. O Hospital Regional de São José recebe diversos casos de traumas causados no trânsito ou outros tipos de acidentes, como o de D. Maria.

    Publicidade

    Há duas semanas o hospital Dr. Homero de Miranda Gomes, o Regional de São José, também foi prejudicado por um desabastecimento de água da rede pública, o que forçou o cancelamento de cirurgias.

    Contraponto

    Através da assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado da Saúde diz que tem dado publicidade à questão da falta do tomógrafo, quebrado há três meses, para informação geral. Recentemente a SES trouxe um aparelho novo, que estava em Lages, para ser instalado no Hospital Regional de São José, que deve entrar em operação em março.

    tomógrafo novo em sala
    Tomógrafo deve começar a funcionar em alguns dias no Hospital Regional de São José depois de três meses sem o equipamento – SES/Divulgação/CSC

    Segundo a secretaria, o Regional realiza, em média, 1883 exames de tomografia mensais, o que representa cerca de 67 exames ao dia, sendo uma unidade de referência para a traumatologia.

    A respeito do problema de ar condicionado, nesta segunda-feira (2/3) a SES deve ter um parecer completo da situação.

    Publicidade