Poluição no Rio Araújo é reduzida com programa ambiental

Poluição no Rio Araújo
Três em cada quatro imóveis na bacia do Rio Araújo tiveram ligação de esgoto regularizada após fiscalização – Foto: PMSJ/Divulgação/CSC

O professor de matemática aposentado Job Alves, de 80 anos, percorre com frequência um trecho da Avenida Presidente Kennedy, margeado pelo Rio Araújo, na divisa de São José com Florianópolis. Com certa tristeza se depara com um rio hoje poluído, que recebe ligações clandestinas de esgoto. Eram nessas águas que se banhava na década de 50/60 e onde a família costumava pescar.

Mesmo o professor aposentado sabendo que existe desde o ano passado o programa Trato Pelo Rio Araújo, com o objetivo de despoluir, ele defende que a população colabore com o poder público, regularizando a ligação com a rede de esgoto. “A iniciativa é positiva, desde que a população faça a sua parte também, não jogando esgoto pluvial. O dia que eu ver o Araújo limpo, ficarei emocionado, será uma vitória para a natureza!”

O programa Trato pelo Araujo iniciou as atividades em 23 de março de 2022, idealizado pela Casan. A Prefeitura de São José também colabora com o programa, auxiliando na identificação de locais com despejo irregular de esgoto.

Publicidade

De acordo com o superintendente adjunto da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Agostinho Mignoni Júnior, é imprescindível comunicar às pessoas sobre “por que é importante fazer a ligação correta do esgoto”, para a destinação dos efluentes sanitários. “Que essa conscientização venha propiciar uma melhora gradativa na qualidade da baía, essa mudança beneficiará principalmente quem ganha a vida com a pesca e a maricultura. Quanto mais pessoas se ligarem à rede, melhor serão os nossos produtos”, pontua.

75% de correções

Até dezembro do ano passado, a Vigilância Sanitária de São José recebeu informações do programa de que 594 imóveis precisavam regularizar a ligação com a rede de esgoto. Desses, foram lavrados 500 autos de intimação, solicitando a regularização das ligações com a rede de esgoto e a comprovação de quem foi feito o ajuste e a poluição cessou.

De acordo com os levantamentos emitidos pela JPR Ambiental até 30 de dezembro de 2022, foram realizadas 4.968 vistorias de imóveis. 75% dos Imóveis certificados regularizaram a ligação à rede de esgoto com a ajuda do programa, colaborando com a diminuição da poluição hídrica causada pelos esgotos irregulares. Estão previstas 6.200 vistorias em imóveis localizados na bacia hidrográfica durante o prazo de 12 meses.

O rio Araújo possui um curso de aproximadamente 5,3 mil metros, determinando a divisa entre o Município de São José e Florianópolis. O local, que já foi próprio para banho em épocas distantes, hoje está em processo de despoluição. Atualmente, mantêm espécies distintas, como o caso do “Tapicuru”, uma ave que após o desmatamento das florestas, teve que se adaptar a novos lugares do Estado de Santa Catarina, um deles, as árvores que compõem as paisagens do Rio Araújo no trecho da Presidente Kennedy.

Publicidade
COMPARTILHAR