São José realiza “censo” de peso dos alunos da rede municipal

São José realiza “censo” de peso dos alunos
O diagnóstico nutricional aconteceu com alunos do 1º ao 5º ano, pactuadas no Programa Saúde na Escola - PMSJ/Divulgação/CSC

As secretarias de Educação e Saúde de São José realizaram um diagnóstico nutricional de alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino para pesagem dos estudantes e verificar quais estão acima das faixas consideradas adequadas. Participaram do diagnóstico em torno de 2 mil alunos de doze unidades de ensino. O resultado mostrou uma prevalência no excesso de peso, sobrepeso e obesidade em 41,9% dos estudantes.

Na avaliação das equipes que promovem o Programa de Saúde na Escola (PSE), a prevenção e o cuidado do excesso de peso devem acontecer com a promoção de alimentação adequada e saudável, aliada a uma vida mais ativa, redução do tempo de tela, cuidados com o sono e a saúde mental na infância e adolescência, assim como para toda a população.

O PSE e o programa Crescer Saudável, que fez esse diagnóstico no município, têm como objetivo final a promoção da saúde e prevenção da obesidade infantil. Para isso, a equipe realizou algumas ações como a capacitação em alimentação saudável e promoção de atividade física para alguns professores do ensino fundamental.

Publicidade

Outras ações foram a promoção da alimentação saudável, com atividade física e diminuição do tempo de tela para estudantes do ensino fundamental de forma lúdica, com o jogo de tabuleiro da campanha do Ministério da Saúde, “1,2,3 e Já”.

Além das ações, os estudantes com diagnóstico nutricional alterado, sobrepeso e obesidade, foram encaminhados para atendimento individual com médico da família ou pediatra nas Unidades Básicas de Saúde, para avaliação e acompanhamento.

Publicidade
COMPARTILHAR