SC alcança a meta de vacinação infantil contra sarampo, caxumba e rubéola

    Tríplice viral chegou à cobertura suficiente após 2 anos em baixa

    Desde o ano de 2016, Santa Catarina vem registrando uma queda nas coberturas vacinais, abrangendo todas as vacinas do calendário básico de crianças até 1 ano de idade. Entretanto, com o esforço empreendido pelas equipes estaduais, regionais e municipais de saúde, bem como com a atuação do Ministério da Saúde na atualização das bases de dados, buscando integrar dados enviados por diferentes sistemas de registro de vacinados, esse quadro começa a se modificar.

    No caso da vacina tríplice viral (VTV) que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, a meta de 95% de cobertura vacinal que havia sido alcançada pela última vez em 2019 (96,10%), alcançou 97,5% em 2022, após dois anos consecutivos (2020 e 2021) em que foram vistas baixas coberturas vacinais (87,3%).

    “Foram meses de esforço combinado entre todas as esferas de gestão em saúde, o Estado assumiu a responsabilidade pela realização das campanhas publicitárias, bem como a distribuição das vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde e os insumos necessários, e agora surge então o resultado de toda essa operação”, relata o Secretário de Estado da Saúde, Aldo Neto.

    Coberturas de vacinas

    Publicidade

    Com relação às demais vacinas do Calendário Básico de Vacinação das crianças, apesar das metas ainda não terem sido alcançadas, segundo a secretaria os números demonstram um cenário favorável se comparado ao ano anterior. No caso da vacina BCG, por exemplo, em 2021 a cobertura vacinal foi de 69,61% e, nesse ano, está em 81,84%. As coberturas das vacinas contra o rotavírus; a pentavalente; a pneumocócica; a contra a poliomielite; a meningocócica C; e a contra a hepatite A seguem a mesma tendência de alta em comparação ao ano anterior, todas com coberturas acima dos 85% até o momento. A vacinação infantil contra Covid é das mais baixas: apenas 53% das crianças de 5 a 11 receberam uma dose.

    Publicidade
    COMPARTILHAR