SC recebe mais 85 mil doses de Coronavac neste domingo, para vacinar idosos

    A Secretaria de Saúde de SC confirmou que recebe mais 85 mil doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, na tarde deste domingo (7/2) para distribuição no estado. A prioridade de aplicação desse novo lote é para os idosos de 90 anos ou mais.

    A distribuição deste novo lote de vacina será realizada na segunda-feira (8). As doses vão para as regionais de saúde da Grande Florianópolis, Tubarão, Itajaí, Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Videira, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê, Chapecó, Criciúma, Araranguá, Mafra, Lages, Rio do Sul e São Miguel do Oeste, com escolta policial.

    foto do primeiro idoso sendo vacinado em sc - SC recebe mais 85 mil doses para esse grupo
    Grupo dos idosos terá prioridade no novo lote de vacina que chega ao estado – Ricardo Wolffenbuttel/Secom/Divulgação/CSC

    Até o momento, SC recebeu apenas 25% do necessário para vacinar as pessoas da primeira fase de campanha de imunização contra o coronavírus, que somam 486 mil pessoas. Entre elas, profissionais de saúde, idosos e idosos institucionalizados. Agentes de forças de segurança também são vacinados em alguns municípios.

    Secretário da Saúde pede agilidade na vacinação

    Publicidade

    O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, cobrou nesta sexta-feira, 5, que os municípios catarinenses acelerem a aplicação das vacinas contra a Covid-19 nos grupos prioritários, de acordo com o plano de imunização.

    “Recebemos as doses e nos empenhamos para a criação de uma logística rápida para a entrega das vacinas a todos os municípios. E assim o fizemos: em cerca de 9 horas todos os lotes já haviam sido distribuídos pela Secretaria de Saúde”, disse. “Mas nesse momento, preciso fazer um apelo aos gestores municipais, pois nessa velocidade com que as vacinas estão sendo aplicadas, não atingiremos o nosso objetivo”.

    No balanço divulgado na noite de sexta-feira, os municípios catarinenses aplicaram 89 mil doses das vacinas contra a Covid. Isso representa 44% das 202 mil doses distribuídas. 78.056 (87%) doses foram aplicadas nos trabalhadores da saúde, 6.992 em pessoas idosas institucionalizadas, 286 em pessoas com deficiência institucionalizadas e 3.828 na população indígena.

    Publicidade
    COMPARTILHAR