Secretário e adjunto da Administração Prisional são demitidos por compra irregular

Na sexta-feira (18), o governador Jorginho Mello tomou a decisão de destituir Edenilson Schelbauer do cargo de Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, por compra suspeita de uniforme. Neuri Mantelli, adjunto da mesma pasta, também foi demitido do cargo.

A medida foi tomada em resposta a alegações de possível inflação de preços na aquisição de uniformes para detentos, uma transação conduzida pela SAP que totalizou mais de R$ 5 milhões. A compra foi realizada sem licitação, envolvendo uma pequena empresa localizada na cidade de Mafra, onde Schelbauer já ocupou o cargo de vereador.

O fato de haver suspeitas de irregularidades envolvendo membros da administração causou indignação ao governador, que tomou conhecimento do caso através de relatos da imprensa, publicados no portal SC em Pauta.

Publicidade

Essa decisão marca a primeira remoção de um membro do escalão superior no governo de Jorginho Mello. Tanto Schelbauer quanto Mantelli possuem uma trajetória profissional na administração prisional e foram escolhas do governador para atender às demandas da categoria.

Além disso, há pressão externa para que funcionários aprovados em concurso público sejam convocados para substituir aqueles que estão há anos ocupando posições em caráter temporário, uma situação que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já apontou como irregular.

Publicidade
COMPARTILHAR