Semana começa com nuvens, mais rios em alerta e alto índice de incêndios

    mapa risco de incendios santa catarina ciram 26-08-2019
    Nesta segunda-feira (26) há 26 pontos monitorados em SC com alto risco de incêndio - Ciram/Reprodução

    De acordo com o serviço meteorológico do Ciram, agosto termina seco e com temperatura mais elevada em Santa Catarina. A previsão aponta para aumento de nebulosidade e pouca chance de chuvas no estado durante a semana. Enquanto isso, os rios continuam em regime de estiagem (agora são 19 em alerta ou emergência) e o risco de incêndio em vegetação aumentou para todas as regiões.

    Previsão do tempo para a semana

    Nessa segunda-feira (26), há o aumento de nuvens no oeste e sul do estado, com pouco sol. No oeste, chance de chuva isolada à noite. Na Grande Florianópolis e norte do estado, variação de nuvens e chuva fraca especialmente pela manhã e à noite.

    Na terça (27) sol entre nuvens em SC, tempo mais aberto no oeste e sul do estado. Na Grande Florianópolis e norte do estado, chance de chuva fraca no início e fim do dia.

    Publicidade

    De quarta a sexta-feira, a previsão é de sol e algumas nuvens no estado. Nevoeiros isolados na madrugada e amanhecer e a temperatura estará em elevação, alta para época do ano, na quinta e sexta-feira.

    A tendência para o 31/8 e 1/9, indica o Ciram, é de chuva e temporais isolados, com valores mais significativos no Litoral e áreas próximas, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) e o deslocamento de uma frente fria. No oeste a previsão é de pouca chuva. Logo após, a temperatura diminui com a chegada de uma massa de ar frio. Próximo a 3 e 4 de setembro, outra frente fria deve deslocar por Santa Catarina, trazendo mais chuva.

    19 sistemas hidrológicos em estiagem

    De acordo com o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) há nesta segunda-feira 19 sistemas hidrológicos no estado em regime de estiagem, mais do que na semana passada quando a média foi de 14.

    Em alerta:  Encruzilhada II, Canoinhas – CASAN, Barragem Oeste, Barra do Chapecó Aux., Tangará, Foz do Rio Claudino, Centro – Rua Vitório Celant, Rio Negrinho Fazenda Rudnick, Rio Negrinho –  Fazenda Souza e Rio Negrinho – Foz do Rio Negrinho.

    Em emergência: Foz do Manoel Alves, Eta Casan – Montante, Saltinho, Blumenau, Chapadão do Lageado, São João Batista, São Martinho – Jusante, Montante – Barragem Concórdia e Camboriú – Rio Canoas.

    Incêndios

    Com a baixa incidência de chuvas, já prevista para essa época do ano, o risco de incêndios monitorado pelo Ciram em todo o estado cresceu. De fato nos últimos dias os bombeiros têm atendido diversas ocorrências em Santa Catarina relacionadas com fogo em vegetação e matas, assim como ocorreu no Parque Estadual do Rio Vermelho.

    O mapa mostra que, dos 151 pontos monitorados, 52 estão com risco moderado de incêndio e 26 com risco severo de incêndios.

    Publicidade