Show da safra de tainha, a “boa briga” de torcedores e árbitras fora da Série A

Temporada de pesca da tainha de 2023 é encerrada com limite da cota
Lanço da Tainha na praia da Lagoinha do Norte. Cerca de 27 mil tainhas foram capturadas na terça-feira (20) - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
Safra da tainha

E a safra da tainha está a todo vapor. São toneladas deste peixe delicioso que estão superando as expectativas dos pescadores e consumidores. São recordes de lanços nesta temporada para fazer a alegria dos consumidores que correm atrás dos festivais. E por aqui não está sendo diferente. Temos boas peixarias e bons restaurantes, que estão oferecendo o peixe de diversas formas, com bons acompanhamentos. Seja num bar ou restaurante, se você sentiu o cheiro de tainha é só entrar para desembuchar.

Temporada de pesca da tainha de 2023 é encerrada com limite da cota
Grandes lanços dos pescadores artesanais são registrados nas praias da região – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
Uma boa oportunidade

O empate sem gols diante do Operário-PR, num Scarpelli praticamente lotado, no último domingo  (2), demonstrou que o time ainda precisa de bons reforços para atingir o objetivo de subir para a B. O alvinegro deixou escapar uma boa oportunidade, já que estava em casa diante de sua vibrante torcida, de retornar ao G-8. É claro que o Figueirense enfrentou um adversário organizado e qualificado tecnicamente. O clube começa a sentir os resultados negativos da era Roberto Fonseca. Nas mãos de Paulo Baier, o time está em evolução e poderá garantir a sua classificação ponto a ponto até o fim deste campeonato.

Briga de torcidas

Não à toa as duas maiores torcidas do futebol catarinense pertencem ao Avaí e Figueirense. No último fim de semana tivemos um clássico de torcedores por aqui. No Orlando Scarpelli 10.989 torcedores invadiram o Scarpelli para incentivar o time, só faltou a vitória. Já na Ressacada, 6.368 abnegados avaianos tiveram que amargar mais uma derrota do Leão, para o ABC, decretando a demissão do seu treinador. São torcedores fiéis, que apoiam os clubes em qualquer situação. Isso sim é uma boa briga de torcidas.

Rumo à classificação
Publicidade

O Guarani de Palhoça perdeu a sua invencibilidade na segundona catarinense para o Santa Catarina, em Rio do Sul, graças à uma falha do bom goleiro Lucas Alves. Porém, o objetivo foi atingido. O Bugre foi para empatar ou perder de pouco e conseguiu. O time começou bem o jogo, conseguiu anular as jogadas do time de Rio do Sul. Não há razão para críticas por não ter jogado nada ofensivamente, tudo estava nos planos. O clube estacionou nos oito pontos e que venham os próximos jogos rumo à classificação.

Mulheres apitando

Ser árbitro de futebol no Brasil tem que ser muito casca grossa. A diferença entre um jogador profissional pra um amador é que um treina e outro não. E assim é na arbitragem brasileira, que ainda não é profissionalizada. Ser um árbitro FIFA é o auge daqueles que escolheram o apito. Dos dezessete árbitros que temos no Brasil, cinco nunca apitaram sequer um jogo da série A e esse quinteto é somente de mulheres apitando. A catarinense Charly Wendy apitou apenas uma na série C e outra na série D.

Barroquismo

Diferente de outros tempos, se a gente for conferir os nomes dos jogadores do Avaí não tem nenhum ligado à história do clube que por aqui já revelou muitos jogadores da nossa região. O último que eu me lembro foi Marquinho Santos. De treinadores daqui que conheciam a história do clube passaram Lauro Burigo, Sérgio Lopes, Mauro Ovelha, Hemerson Maria, Roberto Cavalo e outros. Agora mandaram o “professor” paraguaio embora e trouxeram de volta Eduardo Barroca. Só resta ao barroquismo manter o time na série B. E justamente ele, que foi mandado embora em setembro do ano passado. Esse é o nosso futebol.

Bem me quer, mal me quer
  • Nem depois de morta a pessoa tem descanso. Depois de morrer em dezembro de 2022, o Rei Pelé está sendo acionado em uma ação movida pela justiça pelo condomínio aonde ele tinha dois apartamentos. As taxas de condomínio giram acima dos R$ 13 mil.
  • Se vivo fosse, o grande narrador Luciano do Valle estaria completando 76 anos de idade na terça-feira (4). Para este velho escriba, Luciano foi o melhor narrador esportivo de todos os tempos da televisão brasileira. Infelizmente nos deixou precocemente.
Quem deu mais uma voltinha ao redor do Astro Rei, nesta quarta-feira 05/07, foi nosso amigo vereador de São José, Amauri dos Projetos, que assumiu a câmara de vereadores por 30 dias no lugar de Romeu Vieira. Na foto Amauri com a filha Francielly Silva, que também divide uma cadeira com o pai no escritório de projetos da família. Parabéns!
Pensamento do Bambi

Dia pesado é para refletir, a vida é um sopro. E você tem feito bem ao próximo? Ou só quer saber de ti, do seu grupinho e do seu ego?

Cartão rosa/vermelho

Cartão rosa para os programas Criança do Visão e Melhor Idade com Visão da Prefeitura de Palhoça, que já entregou milhares de óculos. Desde que esse programa foi implantado ligado a saúde visual, mais de 40 mil atendimentos já foram realizados. A ideia é tão boa que outras cidades estão querendo adequar nas suas prefeituras.

Cartão vermelho para o presidente da CBF, que está fazendo tudo errado na troca de treinador da seleção brasileira desde a saída de Tite. Primeiro colocaram Ramon Menezes como interino, e agora entra outro interino, que é Fernando Diniz. Esperar por mais de um ano por Carlo Ancelotti é uma afronta à história do nosso futebol mundial.

Publicidade