Softplan anuncia compra da startup 1Doc, que iniciou na prefeitura de São José

Negócio selado com a 1Doc tem por objetivo acelerar oferta de soluções que visam maior eficiência das prefeituras e de órgãos públicos do país

tela de um notebook com o site da 1doc aberto

A Softplan, empresa pioneira no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e para o setor público, firmou um acordo de compra da startup 1Doc, plataforma em nuvem de comunicação, atendimento e informatização de processos para prefeituras e órgãos públicos. A intenção da Softplan é ter incorporada em sua operação a estratégia de produtos voltados à inovação no setor público.

O valor do negócio não foi revelado, mas estima-se que a negociação está relacionada ao valor da startup, que pode alcançar a cifra de R$ 20 milhões nos próximos anos, levando a 1Doc a integrar a plataforma de gestão de processos e documentos digitais da Softplan.

Fundada em 2014 em Florianópolis por Jéferson de Castilhos e Jaison Niehues, a 1Doc está presente hoje em cerca de 60 prefeituras de diversos estados do país. A startup teve projeto-piloto na Prefeitura de São José através de uma comissão de tecnologia para soluções internas. Com o knowhow adquirido nesse período, Jéferson e Jaison montaram posteriormente o programa.

Ampliar o leque de soluções
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Com a aquisição pela Softplan, o objetivo é expandir em pelo menos três vezes a sua presença nos municípios brasileiros ao fim de 2019. O valor aportado na empresa com a concretização do acordo será destinado sobretudo para as áreas comerciais e de marketing, utilizando a força de canais já disponíveis pela Softplan em todo o território nacional, além do desenvolvimento da própria tecnologia.

De acordo com Castilhos, o ingresso da 1Doc no portfólio de produtos da Softplan destinados para inovação no setor público é extremamente relevante, uma vez que a companhia já possui atuação no segmento há cerca de 30 anos e pode ampliar ainda mais o leque de soluções. “A companhia percebeu o potencial da nossa tecnologia e a proposta que temos ao levar cada vez mais inovação com foco em transparência e economia de recursos às prefeituras do País”, afirma.

Com 28 anos de mercado, a Softplan possui atuação nacional e internacional e conta com mais de 1,8 mil funcionários. A companhia desenvolve soluções com foco empresarial em diversos setores, como saúde e construção civil, e também na administração pública, com tecnologias voltadas para o poder judiciário e para o executivo. Com a entrada da 1Doc, o objetivo é oferecer um ecossistema de inovações de ponta a ponta, focando sobretudo nas gestões municipais.

A Softplan já havia realizado um investimento prévio na 1Doc, em novembro de 2017, e agora passa a ter a solução de forma definitiva. “Com a aquisição da startup passamos a ter no portfólio uma oferta em nuvem que amplia o acesso ao mercado de prefeituras, caracterizado pela demanda por soluções de informatização inovadoras e de baixo custo”, afirma Moacir Antonio Marafon, sócio-fundador e diretor executivo da Unidade de Gestão Pública da Softplan.

Com 10 funcionários na equipe, a 1Doc pretende ampliar esse quadro a partir da aquisição pela Softplan para 25 colaboradores. Boa parte das novas contratações deve ser direcionada para o time de desenvolvimento tecnológico da plataforma e também para a área de customer success dentro da empresa. A atuação dos sócios-fundadores permanecerá inalterada com a aquisição.

A união das duas empresas também deve garantir maior sinergia no desenvolvimento de novas tecnologias para o ganho de eficiência e redução de custos para as prefeituras. Além de permitir transparência e acesso à informação para todos os cidadãos, oferecendo resposta aos pedidos e requerimentos via internet e SMS, a 1Doc já desenvolve em parceria com a Softplan tecnologias de inteligência artificial e machine learning para análises prévias, validação e classificação de documentos e encaminhamento de processos públicos de forma automática e ágil.

Segundo Jaison Niehues, sócio-fundador da 1Doc, a startup possui uma tecnologia adaptável que simplifica os processos que hoje são analógicos na grande maioria dos órgãos públicos. “Por ser em nuvem e estar integrado na mesma plataforma, nosso diferencial será oferecer um leque de serviços e implantação rápida, virando a chave literalmente de um dia para o outro”, complementa.

Sobre a 1Doc

Fundada no ano de 2014 em Florianópolis (SC) por Jéferson de Castilhos e Jaison Niehues, a 1Doc é uma plataforma em nuvem que auxilia os servidores públicos a organizar o trabalho, se comunicar melhor e atender as demandas da população com maior eficiência, transparência e engajamento. Além de substituir o papel a partir do registro das demandas internas e externas dos órgãos, a ferramenta monitora o andamento das rotinas diárias em cada setor do órgão, dando total transparência de onde estão as informações e quando deve ser resolvido. A 1Doc já está presente em diversas prefeituras do País.

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