Verão começa com alerta de temporal em SC

    foto aérea da praia dos ingleses - verão começa com influência da la niña e alerta de temporal em sc
    Verão começa com influência da la niña e alerta de temporal em SC - Cristiano Estrela/Secom SC/Divulgação/CSC

    O verão 2021/2022 começou nesta terça-feira (21/12) e segue até 20 de março. Conforme previsão da Epagri, com a influência do fenômeno La Niña, a estação em Santa Catarina será, em geral, de chuva na média climatológica e calor acima.

    Na segunda quinzena de dezembro e no mês de janeiro, os totais de chuva podem ser mais elevados no Litoral e Vale do Itajaí. Os dias ensolarados do Oeste ao Planalto seguirão frequentes, já no Litoral e Vale do Itajaí será mais presente a variação de nebulosidade com episódios de chuva, devido à circulação marítima (transporte de umidade do mar para continente) sobretudo no mês de janeiro. Destaque no trimestre os temporais ocorrem com mais intensidade, com granizo e ventania em SC. Por vezes a chuva ocorre com totais mais significativos em curto intervalo de tempo.

    No verão 2022 massas de ar quente serão frequentes e duradouras. Em dezembro massas de ar seco com céu mais claro à noite podem causar declínio mais acentuado na temperatura em especial no Planalto Sul, com episódios de geada fraca e muito isolada nas áreas mais altas da região.

    Publicidade

    Já a Defesa Civil de SC fez um alerta meteorológio para a previsão do tempo nesta terça-feira (21). Segundo a DC, um temporal deverá atingir o estado a partir de 12h deste primeiro dia de verão e pode durar até à manhã de quarta em alguns pontos do estado.

    aviso meteorológico de temporal em sc no primeiro dia do verão
    Área em laranja tem maior risco de ocorrências relacionadas a temporal em SC nestae primeiro dia de verão – DCSC/Divulgação/CSC

    O órgão alerta que a formação de um ciclione com a disponibilidade de calor e umidade fará com que chova intensamente em alguns períodos da tarde, com raios e até granizo. O risco para ocorrências relacionadas ao temporal é alto em boa parte do estado, em uma faixa que vai do meio oeste ao litoral. Durante o dia a temperatura estará alta em todas as regiões.

    + Litoral de SC tem 77% dos pontos analisados próprios para banho

    Previsão para os próximos dias

    Segundo a Epagri, a quarta será de  nebulosidade variável com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em SC, devido ao deslocamento de uma frente fria. Risco de temporais localizados à tarde. Na quinta haverá predomínio de sol no Oeste e Meio-Oeste. Do Planalto ao Litoral, variação de nuvens e chuva isolada no Litoral e Vale do Itajaí devido a circulação marítima.

    Publicidade