86 casos de Covid-19 confirmados em SC; decreto de emergência será prorrogado

0
em uma bancada estão o secretário de saúde, governador moisés e uma intérprete em libras
Moisés falou nesta segunda-feira (23/3) sobre a ampliação do decreto de emergência, que mantém abertos apenas serviços considerados essenciais - Reprodução/CSC

Os casos de Covid-19 subiram para 86 confirmações nesta segunda-feira (23/3). Eram 68 até domingo. De acordo com o governador, Carlos Moisés (PSL), o decreto de emergência que fechou a maioria dos serviços em todo o estado será prorrogado em sete dias. O decreto 515/2020 inicialmente iria até esta terça-feira (24), agora vai até 31 de março.

Em coletiva online, Moisés agradeceu aos catarinenses por cumprirem com o decreto, fazendo o isolamento social, que é a principal arma contra a pandemia.

“Todos nós somos importantes a combater essa pandemia. O isolamento social é a maneira eficaz de combater o coronavírus”, disse o governador.

Publicidade

Sobre a curva de infecções no estado, o Correio questionou o governador se é possível observar uma desaceleração nos casos frente às medidas tomadas pelo governo:

“Ainda não, porque o reflexo da nossa curva só vamos poder comparar na semana que vem, por isso a decretação de mais sete dias de restrições. A gente não pode flexibilizar a decretação também porque a gente entende que não é um fator único. Existe a possibilidade de não detectarmos casos também quando a pessoa não busca a saúde pública”, respondeu Moisés.

“A partir dos próximos sete dias vamos ter uma análise mais precisa dessa semana de restrição ao convívio social”, disse o secretário de Saúde, Helton Zeferino.

Moisés também explicou que para o futuro o governo avalia as medidas de convívio com o próprio coronavírus, se evitando a infecção pelos idosos, mas que muitos acabaram pegando o Sars-Cov-2. O plano do governo é fazer isso de forma controlada, de modo a se evitar o sobrecarregamento do sistema de saúde e sem parar o setor produtivo. Segundo o secretário, a maioria da população vai entrar em algum momento em contato com o novo coronavírus, mas que para muitos será apenas um reflexo gripal.

Municípios

Balneário Camboriú (6), Braço do Norte (9), Blumenau (7), Chapecó (2), Criciúma (9), Florianópolis (15), Gaspar (1), Gravatal (2), Içara (1), Navegantes (1), Itajaí (7), Jaguaruna (1), Joinville (4), Lages (1), Imbituba (2), São José (4), Tubarão (7), Jaraguá do Sul (2), Pomerode (1), Rancho Queimado (2), Porto Belo (2).

Mais informações em breve.

+ Açougues, padarias, peixarias e mercearias podem ser abertas em SC
+ Novas medidas para as balsas e comércio de refeições nas rodovias de SC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here