A vacinação contra gripe na Grande Florianópolis

    quatro doses de vacina
    Rodrigo Ferreira/PMB/Divulgação/CSC

    Com o adiantamento da campanha de vacinação contra gripe (Influenza) para 23 de março e a pandemia de coronavírus, cada município adota uma estratégia de aplicação das doses. Para todos a recomendação é a mesma: evitar aglomerações. Por enquanto o fornecimento de doses ainda está irregular por parte do Ministério da Saúde, que trabalha para conseguir entregar, em Santa Catarina, 2.570.800 doses da vacina nessa campanha. Na quinta (26) foram enviadas 228 mil doses, para distribuição no estado. Confira como é a vacinação municipal na Grande Florianópolis.

    São José

    A Secretaria Municipal de Saúde recebeu três lotes da vacina contra a influenza e estabeleceu um cronograma de vacinação por etapas. Até agora, já foram imunizados mais de 7 mil idosos, profissionais da saúde e segurança.

    Está em andamento e será concluída nos próximos dias, em casa, a vacinação de idosos com mais de 80 anos, idosos acamados e aqueles que estão em asilos e também seus cuidadores. Quem tem mais de 75 anos e mora em condomínio, também pode agendar a vacinação em casa por email: agendavacina@pmsj.sc.gov.br

    Publicidade

    Na quarta-feira (1/4), começam a serem vacinados os grupos: acima de 75 anos (1/4); acima de 70 anos (6/4); e acima de 60 anos (13/4).

    A vacinação desses grupos será feita em oito locais estratégicos: CEM Barreirão, CEM Forquilhão, Melão, CEM Araucária, CEI Santa Inês, Fasc (Campinas), Anhanguera, Estácio de Sá. Os atendimentos serão das 8h às 17h.

    Florianópolis

    A vacinação de gripe para idosos acima de 70 anos é a partir desta segunda-feira (30/3) em Florianópolis. Não serão disponibilizadas vacinas em centros de Saúde, para evitar aglomerações e possível contágio por coronavírus.

    As etapas de vacinação serão realizadas por faixa etária, lembrando que idosos acima de 80 anos continuam sendo vacinados em casa e a equipe de saúde entra em contato para verificar o melhor horário. Profissionais voluntários para vacinar em casa, assim como síndicos que queiram agendar a visita podem entrar em contato pelo email: vacinanocondominio@gmail.com

    Etapas:
    70 a 80 anos – dias 30, 31 de março e dia 1 de abril.
    65 a 70 anos – dias 2, 3 e 6 de abril.
    60 a 65 anos – dias, 7, 8 e 9 de abril.

    Segundo a Secretaria de Saúde municipal, é imprescindível que a população somente compareça nos dias determinados para a sua idade levando documento de identidade e CPF.

    Locais:
    Os locais atenderão pessoas de outros bairros também. Os pontos vão funcionar das 9h às 16 h.
    – Escola Básica Municipal da Tapera – Escola do Futuro – Rodovia Açoriana, sem n° – Tapera;
    – Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro – End: Rua Silvio Lopes Araújo, 347 – Rio Tavares;
    – Escola Básica Municipal Profa. Herondina Medeiros Zeferino – End: Servidão Três Marias, 1072 – Ingleses;
    – Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes – End: Rua Luiz Duarte Soares, 437 – Rio Vermelho;
    – Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal – End: Rua Bento Góia, 113 – Coqueiros.
    – Escola de Educação Básica Estadual América Dutra Machado – End: Rua Joaquim Nabuco, 2875 – Monte Cristo;
    – Núcleo de Educação Infantil Almirante Lucas – End: Avenida Mauro Ramos, 658 – Centro.
    – UFSC na Sede da Secretaria de Educação à Distância – End: Rua Dom Joaquim, 757 – Centro.

    Drive-thru:
    – Via Expressa – antes da chegada do elevado
    – Pedágio  – SC 401 Norte
    – Beira Mar Continental (Perto das quadras de vôlei)
    – Beira Mar, em frente ao Koxixus

    As vacinas de gripe não previnem contra o coronavírus. Pessoas com febres ou sintomas respiratórios não serão vacinadas. Se você tiver estes sintomas, entre em contato com o Alô Saúde Floripa pelo número 0800-333-3233.

    Palhoça

    Os locais de vacinação foram transferidos das unidades básicas de saúde (UBS) para escolas e creches nos mesmos bairros. O objetivo é evitar que os idosos convivam com pacientes com sintomas respiratórios. No site da prefeitura de Palhoça há a lista dos novos endereços. Mais informações podem ser obtidas nos telefones: (48) 99976-1776 ou 3220-0290.

    Biguaçu

    Após a conclusão da aplicação de um lote de 2,5 mil doses de vacina, a campanha foi suspensa até o município receber novo lote.

    Publicidade