Educação de SC vai chamar 1,5 mil efetivos até final do ano

    garota de uns 9 anos usando máscara sentada em carteira de escola com livro à frente olha para o lado e para cima para a proressora que está junto ao lado apontando algo no livro - Educação de SC vai chamar 1,5 mil efetivos até final do ano
    Mais 1,5 mil servidores efetivos entrarão na pasta de educação de SC – Ricardo Wolffenbüttel/Secom/CSC

    A secretaria de educação estadual de SC (SED) anunciou que vai chamar até 1.500 pessoas para ingressarem de forma efetiva no serviço público. De acordo com o secretário de educação, Luiz Fernando Vampiro, os servidores serão chamados para atuarem nos cargos de professores, assistentes de educação e especialistas em assuntos educacionais.

    Ainda será publicado um edital, até o final de novembro, com os detalhes de vagas por tipo de cargo. A pasta prevê que a chamada ocorra efetivamente em dezembro.

    Com este anúncio, serão 2.295 efetivos novos chamados em 2021 ao total. Desde 2019, se somados a essas novas pessoas que vão entrar na educação estadual, o aumento de servidores será de 4.885, número que vai representar mais de 20% do total efetivo que atua hoje nas escolas da rede pública de Santa Catarina.

    Publicidade

    + Inscrição para sorteio de vagas em 40 escolas estaduais começa nesta quarta

    ACTs

    A conclusão dessa chamada pode interferir no cálculo de vagas que serão disponibilizadas no concurso de admitidos em caráter temporário (ACT) para o ano letivo de 2022, que terá a prova em dezembro, após adiamento.

    Foram cerca de 75 mil inscritos nesse concurso, atraídos também pela melhor remuneração para os profissionais da educação que foi aprovada nesse ano entre o governo e a assembleia, com salários que podem chegar a R$ 5 mil no caso de carga horária máxima.

    A quantidade de vagas que serão contempladas por esse concurso ainda é incerta, porque depende da chamada dos efetivos, assim como a quantidade de estudantes matriculados para o próximo ano. Segundo a SED, o processo seletivo de ACTs é composto por vagas itinerantes, para substituir professores que tiveram que se afastar da sala de aula por algum motivo e essa movimentação é bastante dinâmica, seguindo  ao longo do ano.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade