Fim de ano em pauta: boas atitudes e cuidados

No dia 21 de dezembro iniciam-se as festas e confraternizações de final de ano. O Natal é um dos melhores períodos da humanidade, tradição de natureza mais sutil emocional, religiosa, as publicidades giram em torno de crianças, sensibilidades, músicas, mensagens de esperança, suavizando a dureza cotidiana. Data extremamente propicia a reflexões e a maior concentração de pessoas com o objetivo de ajudar.

Nesse momento de pandemia, em que estamos vivendo situação difícil, de miséria, prepare uma ceia de natal e leve para uma família carente, um morador de rua, e coloque nesse ato toda sua emoção, como se você estivesse preparando para Jesus, pois ele mesmo disse: Que tudo que fizerdes de bom a um indivíduo é a mim que fazeis. Com este gesto você vai sentir a presença de Jesus em seu interior, e lembrar verdadeiramente o aniversariante.

Aproveite a oportunidade para que Jesus renasça em seu pensamento, perdoando alguém que lhe ofendeu, amando, desejando ser uma boa mãe, bom pai, bom irmão, bom amigo, deixando o orgulho de lado. Analise o caminho que está trilhando, verifique se é hora de mudar, escolher novos horizontes, seguir adiante, deixando de lado todas as bagagens que atrapalhem sua jornada.

Publicidade

Além do natal, no mês de dezembro, chega o verão, uma época propícia para laser, período de férias, tempo com as crianças e família, viagens, ir à praia, refrescar-se nas piscinas com os amigos, visitas nos rios e cachoeiras, entre outros contatos com a natureza.

Para aproveitar com segurança e saúde esse período é importante se atentar a alguns cuidados, relacionados a hábitos de vida, como a alimentação, hidratação, higiene e cuidados com a pele. Use roupas leves e pratique atividade física, de preferência, nos períodos mais frescos durante o dia. Alimente-se corretamente, de forma saudável, com alimentos de fácil digestão, como saladas, frutas, carnes magras, evitando excesso de fritura, carboidrato, gordura, comida industrializada, refrigerantes e doces.  Tome cuidado com a exposição ao sol, evitando o período entre 10h às 16h, use sempre o filtro solar, bem como, chapéu e óculos de sol.  Estabeleça rotina de acordar cedo, aproveitar o dia, mantenha qualidade do seu sono e organize o  horários para se alimentar, procurando  fracionar 4-5 refeições em quantidades equilibradas.

Para boa parte da população, a alegria das festas de fim de ano é regada a algum tipo de bebida alcoólica. Essa tradição, porém, pode ter conseqüências pouco agradáveis, quando as pessoas não respeitam limites, causando ascendentes fatais no trânsito, comportamento violento e até mesmo a dependência do álcool.

Importante se atentar aos acidentes com as crianças e adolescentes no período de férias escolares, quando for à praia, nadar em piscina, e acidentes  no próprio lar, tais como,  afogamentos, intoxicações, queimaduras, traumas entre ouros.

Para celebrar o réveillon com desejos de que 2022 seja mais leve depois de muitas mortes causadas pelo coronavírus, muitos já se programaram para realizar festas que podem resultar aglomeração, podendo jogar todo o esforço que vem sendo feito por terra.  Vale salientar que as vacinas disponíveis não evitam a transmissão do vírus, com as variantes que estão se alastrando pelo pais , o risco de contaminação é muito grande. Portanto, ainda não dá para baixar a guarda, para não ser surpreendido por novas ondas  de contaminação.

Aproveite a chegada do “Janeiro Branco” para dar importância a sua saúde emocional e começar esse novo ciclo de forma mais saudável e tranqüila. Cuidar das emoções deve ser o primeiro objetivo para o ano que se inicia, para que possamos alcançar uma vida plena e cheia de realizações. Bora lá …

Publicidade
COMPARTILHAR