Floripa tem duas novas estradas para praias pavimentadas

Estrada Francisco Thomas dos Santos - ribeirão da ilha ao fundo
Estrada Francisco Thomas dos Santos, que leva ao Sertão do Ribeirão e liga os extremos do sul da ilha - Leonardo Sousa/PMF

Próximo da temporada de verão, a capital vai poder contar com duas obras de pavimentação melhorando a mobilidade entre praias. Recentemente duas estradas em Florianópolis foram inauguradas, após intervenções da prefeitura.

Uma é a Estrada Francisco Thomas dos Santos, que liga o Ribeirão da Ilha ao Pântano do Sul. Agora, a parte alta desse acesso alternativo, entre o Ribeirão e o Sertão, onde os motoristas têm bela vista da região, conta com pavimento em lajotas. O investimento de R$ 1,01 milhão também abrangeu obras de drenagem, sinalização viária e plantio de mudas no entorno da via.

Outra, mais badalada, é a troca do pavimento em lajotas por paver (blocos de concreto intertravados) da Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago, a estrada geral e único acesso de condutores de veículos à Praia da Joaquina, no Leste da Ilha. A expectativa da prefeitura é de que toda a revitalização da via seja entregue até meados de janeiro, com custo de R$ 2,46 milhões.

estrada geral da praia da joaquina vista do alto com mar ao fundo - Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago
Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago, a estrada geral da Joaquina – Leonardo Sousa/PMF
Av. das Rendeiras
Publicidade

Na revitalização da Avenida das Rendeiras acontecem, simultaneamente, duas frentes de trabalho: a de substituição do pavimento com lajota por paver tal como na estrada geral da Joaquina e a de implantação de ciclovia de concreto.

As obras devem ser paralisadas temporariamente no dia 20 de dezembro, por conta da alta temporada e do aumento do fluxo de veículos, sendo que a data da retomada ainda depende de avaliação. A previsão é a de que a revitalização seja entregue no primeiro semestre de 2022.

Publicidade