Matriz aponta uma região em risco alto, onze em situação grave e quatro em risco gravíssimo

    A Matriz de Risco Potencial para a Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), neste sábado (31/7) aponta que a região Meio Oeste manteve seus índices e foi classificada novamente em Risco Alto (amarelo) para a Covid-19. O mapa mostra que outras onze regiões estão na cor laranja, nível Grave, e apenas quatro em nível Gravíssimo (cor vermelha). As regiões que estão classificadas com o maior risco são Alto Vale do Rio do Peixe, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e a região Nordeste.

    Matriz aponta uma região em risco alto, onze em situação grave e quatro em risco gravíssimo
    Transmissão do coronavírus continua alta em quatro regiões – SES/Divulgação/CSC

    As quatro regiões classificadas no Gravíssimo apresentaram nota máxima de risco em transmissibilidade, que avalia o RT e os casos infectantes. A boa notícia é que cinco regiões mostram risco moderado na capacidade de atenção, que estuda a taxa de ocupação de leitos de UTIs reservadas para Covid-19. São elas: Alto Uruguai, Alto Vale do Itajaí, Extremo Sul, Grande Florianópolis e Meio Oeste.

    Matriz inclui vacinação

    A Matriz de Risco Potencial para Covid-19 passará a utilizar os dados de vacinação como uma nova variável a partir deste final de semana.

    Publicidade

    Pelo novo modelo, os dados referentes à evolução da vacinação passarão a ser avaliados. Santa Catarina ultrapassou nesta semana a marca de cinco milhões de doses aplicadas, entre D1 e D2 e, além do aumento na velocidade na vacinação, há um cenário de relaxamento da pressão sobre o sistema de saúde, com a consequente diminuição de demanda de UTI Covid.

    Publicidade
    COMPARTILHAR