Outono será marcado por temperaturas ainda altas e fim do El Niño

    De acordo com previsão da Epagri, Santa Catarina se preparar para um período de chuvas acima da média no outono de 2024. No entanto, a distribuição dessas chuvas até maio será irregular em todo o território catarinense, com a presença do El Niño aumentando o risco de alguns eventos extremos, como chuvas intensas, temporais e granizo. O fenômeno tende a diminuir de intensidade nos próximos meses.

    A análise da climatologia revela que as chuvas tenderão a diminuir gradualmente ao longo do trimestre, com a chegada frequente de frentes frias. As médias mensais devem variar entre 100-130mm no interior e 150-210mm no litoral catarinense durante os meses de abril e maio.

    Quanto à temperatura, a previsão é de que Santa Catarina tenha dias mais quentes previstos devido à influência do El Niño. A temperatura da superfície do mar, que registrou um aquecimento em janeiro por causa do fenômeno, apresentou uma diminuição das áreas quentes em fevereiro, indicando a possibilidade do fim desse El Niño.

    Publicidade

    Os meteorologistas da Epagri preveem o término do El Niño nos próximos meses, com a possibilidade de transição para uma condição de neutralidade e até mesmo para o fenômeno oposto, La Niña, mais tarde neste ano.

    + Previsão do tempo para 5 dias em Santa Catarina

    Publicidade
    COMPARTILHAR