Passarela da Ponte Pedro Ivo Campos é reaberta

Reabertura da passarela marca a finalização da manutenção emergencial das duas pontes; contrato continua até junho de 22 e trabalho em demais pilares ainda é necessário

ciclista subindo rampa da passarela inaugurada das pontes
Passarela da Ponte Pedro Ivo Campos - GMF/Reprodução/CSC

Na manhã desta terça-feira (7/12) foi reaberta a passarela de pedestres e ciclistas sob a Ponte Pedro Ivo Campos, ligando continente e ilha de Florianópolis. O caminho estava fechado desde abril de 2020 para reforma. A reabertura marca a finalização da fase de manutenção emergencial das duas pontes.

Agora há duas ligações para pedestres e ciclistas entre o centro da capital e os bairros Coqueiros e Estreito. A outra opção é pela Ponte Hercílio Luz, em ambos os lados. Aos finais de semana também pode haver a travessia pela pista central na Hercílio Luz, fechada aos carros.

As demais passarelas da ponte Colombo Salles e da própria Pedro Ivo, no lado norte, não têm mais uso para deslocamento de pessoas. Em 2014 a passagem da Pedro Ivo foi interditada judicialmente por questão de segurança, devido à falta de manutenção histórica.

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A partir dos episódios de quebra das juntas de dilatação da Ponte Pedro Ivo Campos em 2019, com diversos transtornos na mobilidade, o governo estadual deu celeridade à manutenção das estruturas, que estavam praticamente abandonadas, para evitar mais interdições.

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Manutenção das pontes
andaime ao lado dos pilares da travessia ilha continente em florianópolis
Investimento total, até agora, para recuperação emergencial das duas pontes de concreto da capital está em R$ 48,5 milhões e mais R$ 17 milhões serão necessários para manutenção preventiva dos pilares – SIE/Divulgação/CSC

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIE), responsável pelas pontes da capital, a reforma da passarela da Ponte Pedro Ivo Campos foi um aditivo ao contrato de manutenção com a Cejen, atualmente no valor de R$ 48,5 milhões – o contrato vai até junho de 22. Conforme a secretaria, o investimento nos últimos dois anos foi necessário para se evitar a interdição das estruturas, que apresentavam grande deterioração e poderiam deixar isolada a ilha de Santa Catarina (na ocasião das quebras das juntas a Hercílio Luz ainda não tinha sido reinaugurada).

A SIE afirma que ainda serão necessários mais R$ 17 milhões para a manutenção preventiva dos pilares das pontes que não foram contemplados na manutenção emergencial, que é mais cara.

Pelas duas pontes, Pedro Ivo e Colombo Salles, passam cerca de 100 mil veículos por dia. Já na Hercílio Luz a inteligência artificial do governo do estado calcula de 5 mil a 12 mil veículos que diariamente utilizam a estrutura.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

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