Santa Catarina registra 26 mortes por Dengue em 2022

    Boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) desta sexta-feira (6/5) mostra que os números da Dengue em Santa Catarina seguem crescendo. Até agora 26 óbitos foram confirmados relacionados ao vírus.

    Em grande parte do estado há infestação de mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Foram identificados, somente em 2022, 36.527 focos. Com isso, os mosquitos picaram e transmitiram o vírus para mais de 32 mil pessoas, das quais 26 não resistiram à infecção provocada. Outros 22 casos graves continuam em tratamento.

    126 municípios de SC são considerados infestados, o que representa um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2021
    126 municípios de SC são considerados infestados, o que representa um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2021 – Dive/Divulgação/CSC

    Há 126 cidades de Santa Catarina consideradas infestadas pelo mosquito; dessas, 46 atingiram o nível de epidemia: Itá, Maravilha, Iporã do Oeste, Mondaí, Belmonte, Palmitos, Coronel Freitas, Guaraciaba, Seara, São José do Cedro, Romelândia, Flor do Sertão, Caxambu do Sul, Abelardo Luz, São Miguel da Boa Vista, Concórdia, Peritiba, Santa Terezinha do Progresso, Xanxerê, Caibi, Ascurra, Nova Itaberaba, Riqueza, Tunápolis, São Miguel do Oeste, Xavantina, Saudades, Brusque, Cunha Porã, Iraceminha, Joinville, Chapecó, Santa Helena, Bom Jesus, Barra Bonita, Garuva, Águas Frias, São João do Oeste, Bombinhas, Tigrinhos, Cunhataí, Ipumirim, Cordilheira Alta, Descanso, Blumenau e Anchieta.

    Publicidade

    De acordo com os dados da Dive, em Florianópolis há 917 casos confirmados, enquanto em São José há 8 casos; ambas as cidades decretaram situação de emergência por causa da Dengue. Ainda na Grande Florianópolis, Palhoça registra 7 e Biguaçu 1 caso.

    Prefeitura de Florianópolis faz aplicação de inseticida contra mosquito da Dengue
    Prefeitura de Florianópolis faz aplicação de inseticida contra mosquito da Dengue – Marcos Albuquerque/PMF

    A nova força tarefa da “Operação Fim da Picada“, da Prefeitura de Florianópolis, estará nesta segunda-feira (9/5) no bairro Agronômica, para erradicação de focos do mosquito. O Centro de Controle de Zoonoses recebeu nos últimos dias 46 denúncias de prováveis focos do Aedes Aegypti no bairro e que serão averiguadas pelos fiscais da Vigilância Sanitária e os agentes de endemias. Proprietários de terrenos baldios podem ser notificados ou multados, de acordo com as condições que forem encontradas. A prefeitura também fará aplicações de inseticida na Agronômica na segunda e terça-feira (9 e 10/5), a partir das 17h.

    Publicidade
    COMPARTILHAR