Servidores organizam casamento de paciente dentro do Hospital Celso Ramos, em Florianópolis

duas mulheres vestindo uniforme azul e uma mulher vestindo um vestido branco
Os servidores abraçaram a causa para colocar em prática o sonho da paciente. Fotos: HGCR/Divulgação

Uma paciente em tratamento contra o câncer de mama no Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), em Florianópolis, foi presenteada pelos servidores com um casamento dentro da unidade. A cerimônia ocorreu na quinta-feira (23/7) e marcou a união de Cristiane de Souza, 47 anos, e Danilo, seu companheiro há 30 anos.

Cristiane foi diagnosticada com câncer de mama em dezembro de 2019. Em fevereiro deste ano, realizou mastectomia esquerda com esvaziamento axilar e implante de prótese. Foi internada novamente em 2 de junho com sinais de invasão local em possível recidiva (volta) do câncer de mama.

Ciente e orientada pelos profissionais com relação ao seu quadro clínico, Cristiane foi acompanhada pela família durante toda a hospitalização. Mãe de um casal, João e Erica, compartilha alegrias, lutas, tristezas e conquistas com seu companheiro Danilo há 30 anos, mas nunca chegou a oficializar a união.

Publicidade

Após manifestar aos servidores do hospital seu desejo em realizar uma cerimônia de casamento, a equipe se mobilizou para atender seu pedido. Porém, devido ao cenário da pandemia da Covid-19, a paciente não pode se deslocar e não foi possível realizar seu sonho naquele momento. Além disso, após uma baixa emocional, os planos de casamento tiveram de esperar.

A história tomou um novo rumo a partir de 20 de julho, quando Cristiane obteve uma melhora em seu estado emocional e estava motivada em realizar seu sonho. Os setores de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e Medicina do HGCR se mobilizaram e os familiares providenciaram o documento de união estável.

O grupo de trabalho começou pequeno e tornou-se gigante. Rapidamente diferentes profissionais abraçaram a causa para colocar em prática o sonho da paciente. Foram doados buquê, bolo, vestido, arranjo de flores, fotos, balões, músico, além de serviços estéticos de cabelo, unhas e maquiagem à paciente.

Em 48 horas tudo estava pronto para o dia tão especial. “Fizemos tudo conforme os desejos da Cristiane. Respeitamos as cores que ela gosta, a roupa, a simplicidade no evento, a presença dos filhos. Procuramos também, durante todo o tempo, tomar bastante cuidado com a restrição de contato e medidas de afastamento devido à pandemia, explicou Sara Evaristo de Lima Melo, psicóloga do HGRC.

homem usando camisa rosa e mulher usando vestido branco, segurando um boque de rosas vermelhas
Cristiane de Souza e Danilo, seu companheiro há 30. anos.
O grande dia

A quinta-feira, 23, amanheceu um dia lindo. Tudo foi preparado em uma sala no 8°andar do hospital. Companheiro e filhos chegaram ansiosos. Também estavam presentes alguns profissionais. A cerimônia iniciou às 13h.

Embalada pela canção de Roberto Carlos, “Como é grande o meu amor por você”, Cristiane entrou plena e em paz, de mãos dadas com seu filho João. Com sorriso largo e olhos radiantes, transbordava felicidade.

“Tudo foi feito com simplicidade e carinho para que ela pudesse realizar seu sonho. Estamos muito felizes por ela. Sensação de dever cumprido”, emocionou-se Sara.

Cristiane recebeu alta hospitalar no mesmo dia, após a cerimônia, para comemorar com sua família.  Devido ao seu quadro de saúde, foi para casa utilizando um cilindro de oxigênio, adquirido com arrecadação de doações financeiras de médicos e residentes do hospital.

Publicidade
COMPARTILHAR