UFSC anuncia retorno de atividades presenciais em setembro

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), anunciou que em 20 de setembro vai voltar com atividades presenciais, com os setores da universidade abrindo as portas em horário integral, das 8 às 18h. A decisão foi anunciada pela reitoria nesta segunda-feira (16/8). O retorno das aulas presenciais ainda não está definido.

    Cada setor acadêmico e administrativo precisará definir um plano de trabalho, e dar ampla publicidade, para articular esse retorno, diz a reitoria. Esse movimento é chamado pela UFSC de “Pré-Fase 2 da Pandemia” e antecede a volta semipresencial das atividades normais nos campi. “Depende de cada equipe definir, de hoje até a data de 20 de setembro, quem poderá estar presencialmente a partir do início da Pré-Fase 2, respeitando-se os grupos de risco”, explica o reitor, Ubaldo Balthazar.

    O documento divulgado pela UFSC nessa segunda sinaliza que “a adoção das Fases 2 (semipresencial) e 3 (presencial) será permitida somente após autorização explícita e reversível” emitida pelo reitor.

    Publicidade

    Dentre as iniciativas que serão tomadas a partir de 20 de setembro estão a implantação de uma política de testagem, dentro da universidade, para o controle e monitoramento de possíveis contaminações; análise dos indicadores epidemiológicos; medição dos níveis de CO2 nos ambientes para atestar a qualidade da circulação de ar; utilização obrigatória de máscaras PFF2 e N95; monitoramento da cobertura vacinal do corpo técnico e docente; entre outras.

    As aulas na universidade estão suspensas desde março de 2020 e ainda não há uma data certa para o retorno dos estudantes. Já o Colégio de Aplicação e na creche da UFSC começarão, nos próximos dias, a preparar um retorno às atividades semipresenciais de ensino. A oferta de atividades de ensino deverá começar entre o final de setembro e início de outubro, após a imunização dos professores e técnicos-administrativos contra a Covid-19.

     

    Publicidade