Atualização de doses aplicadas mostra 78% da população catarinense imunizada

    Cálculo ainda não leva em conta a vacinação da população infantil, que enfrenta problemas políticos

    Após a instabilidade no sistema do Ministério da Saúde, o painel de doses aplicadas contra Covid-19 em Santa Catarina foi atualizado no último domingo (18/1), mostrando que ainda falta 22% da população a ser vacinada ao menos duas vezes, sem contar as crianças.

    Desde 9 de dezembro o painel estadual, que depende do sistema federal, não dispunha de um cenário mais atualizado da campanha de imunização contra o coronavírus. De acordo com o MS a instabilidade no sistema foi causada por um ataque hacker, que teria roubado dados sobre a vacinação no país e prejudicou também o funcionamento do ConecteSUS, aplicativo que serve para verificar a comprovação de vacinação.

    mapa de sc sobre polução vacinável com divisão por municípios
    Mapa da vacina mostra que a média de população vacinada em SC está na casa de 78% com duas doses – Dive/Divulgação/CSC

    Em Santa Catarina, então, a imunização avança com doses de reforço e primeiras doses em crianças e chega a 12 milhões de injeções aplicadas: 5,8 milhões de primeiras doses, cobrindo 86% da população vacinável, e 5,2 milhões de reforços, chegando aos 78% de população vacinável contemplada.

    Publicidade

    A região mais avançada em termos proporcionais é o Alto Uruguai catarinense, com cerca de 81,4% de população vacinável coberta. Já a Foz do Rio Itajaí é a mais atrasada, com 68,2% da população vacinável com mais de uma dose. A Grande Florianópolis tem 77% da população vacinável dentro do esquema correto e a capital tem índice de 84%, segundo o painel estadual.

    Vacinação de crianças: desafio político

    A vacinação de crianças no Brasil não tem problemas técnicos relatados até o momento com veracidade. Até agora o impedimento à proteção infantil é de ordem política, na qual se criaram narrativas fantasiosas sobre a eficácia ou segurança dos imunizantes sem quaisquer dados verificáveis. Diversos vídeos em redes sociais, com conteúdos até mesmo do Ministério da Saúde, procuram desacreditar a vacina infantil contra Covid. O fundo dessa articulação é política e não técnica. As vacinas contra o Sars-Cov-2 para aplicação em crianças está na fase 4, mesm patamar que dos demais imunizantes disponibilizados no SUS.

    Com a massiva viralização de histórias para criação de dúvida, alcançando muito mais do que os apoiadores da campanha caluniosa, diversos pais e mães acabaram envolvidos na mentira de que a vacinação infantil contra coronavírus é prejudicial e gera riscos maiores do que o próprio vírus. Assim, no momento, o avanço da imunização de pessoas de 5 a 11 anos enfrenta grande resistência ideológica e é possível que alcance índices menores de cobertura dos demais públicos.

    Nesta terça (18), data que completa um ano do início da campanha de imunização contra o coronavírus no estado, chegou a Santa Catarina mais um lote de imunizantes da patente Pfizer para a aplicação pediátrica. São 39.800 doses, que estão em distribuição até quarta. Municípios, como São José e Biguaçu, por exemplo, informam pontualmente quais são as atualizações sobre o cronograma vacinal. O estado soma cerca de 642 mil crianças, que podem receber a proteção biológica. Essa população ainda não está incluída no cálculo de população vacinável.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade
    COMPARTILHAR