Remessa de vacinas para adolescentes chega a SC nesta quinta-feira

    199 mil jovens ainda precisam receber a primeira injeção no estado

    moça olha para enfermeira aplicando vacina em seu braço; Remessa de vacinas para adolescentes chega a SC na quinta-feira
    Cerca de 350 mil adolescentes receberam a primeira dose em SC, faltam 199 mil – Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC/Divulgação/CSC

    Um lote com 189,5 mil doses de vacinas da Pfizer chegará em Santa Catarina nesta quinta-feira (4/11), de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Dessa remessa, 121.680 doses serão para aplicação da dose de reforço nos idosos com 60 anos ou mais e 67.860 para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com a primeira dose (D1).

    No momento, a maioria das cidades está com a vacinação de adolescentes suspensa por falta de doses, como os municípios da Grande Florianópolis, que focam em reforço na imunização e aplicação nos adultos (acima de 18 anos) que até agora se recusaram a receber a vacina contra o coronavírus. Com o novo lote, a tendência é de que a vacinação dos adolescentes seja retomada na sexta-feira 95).

    + Imunização: Outubro tem menor taxa de óbitos por Covid em 12 meses
    + Avanço da vacinação coloca maior parte de SC no azul 

    Vacinômetro

    Publicidade

    Os dados do painel vacinômetro da Dive mostram que 350 mil adolescentes em Santa Catarina tomaram a primeira dose de vacina, número que representa 64% da quantidade de pessoas a serem vacinadas nessa faixa etária, ou aproximadamente 199 mil pessoas. Apenas 3,3 mil jovens estão com o esquema vacinal completo no estado (0,6% da população vacinável).

    O vacinômetro ainda indica que 47 adolescentes receberam, por engano, a dose única da vacina, do laboratório Janssen, que não está autorizada para esse público. Em setembro, quando o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tentou barrar por motivo falso (associado a suposta morte de garota após ter tomado a vacina) alertou para um ponto verdadeiro: muitos estados estão aplicando imunizantes não autorizados nos adolescentes (Janssen, Coronavac e Astrazeneca). Apenas a vacina da Pfizer tem aval para aplicação nos jovens de 12 a 17 anos. A Anvisa analisa agora a permissão para aplicação dessa patente em crianças de 5 a 11 anos.

    Distribuição

    Nesta quarta (3), há distribuição de 227.296 doses da vacina contra a Covid-19. Serão encaminhadas 28.270 doses da AstraZeneca para a conclusão dos esquemas vacinais iniciados com este imunizante na população adulta com 18 anos ou mais; 77.184 doses da Pfizer para aplicação da segunda dose (D2); além de outras 114.906 doses da Pfizer para aplicação da dose de reforço (DR) na população idosa com 60 anos ou mais.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade